O Metaverso é o futuro da conectividade e internet, por isso, o primeiro condomínio com assembleia on-line de instalação no Brasil, o Laguna Roc Batel de Curitiba (PR), foi destaque na vanguarda da tecnologia.
Após parecer favorável dos condôminos, realizaram a primeira Assembleia Geral por meio do Metaverso, nesse sentido, trataram da aprovação de dois temas de economia e responsabilidade ambiental.
Assim, a iniciativa de implantar a ferramenta, que permite uma integração entre mundo real e virtual, foi da Informma Síndicos, já experiente na realização de Assembleias Virtuais.
Portanto, foram promovidas reuniões preparatórias, testes e a plataforma escolhida para a inovadora experiência foi a Horizon Workrooms da Meta, com uso de óculos de Metaverso por parte dos presentes e total imersão no ambiente assembleia virtual.
____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- O estímulo dos 5 sentidos através da arquitetura
- Energia Fotovoltaica em Condomínio
- Saiba como agir em caso de incêndio em condomínio
- O combate a violência doméstica em condomínios
- Saiba tudo sobre o Certificado Digital para condomínios
____________________________________________________________________________________________________
Sobre a experiência no Metaverso
Desse modo, durante o preparo, ocorreram muitas gargalhadas no meio de uma curva de aprendizado com o uso dos óculos de imersão e as aparições dos avatares, que cada usuário tentava deixar mais com a sua cara.
A experiência foi aprovada e a Informma Síndicos já pensa em levar a novidade para mais condomínios. Afinal, a barreira ainda está justamente no número ínfimo de pessoas que possuem os óculos de Metaverso.
Para essa assembleia, a saída encontrada pelos diretores foi investir e locar os equipamentos, emprestando-os aos condôminos.
“Havia um custo considerável em locações e uma engenharia para entrega e treinamento aos usuários, mas ficamos muito contentes com o resultado. Valeu o esforço! Vamos repetir em outros condomínios de nosso portfólio”, relata o CEO da fornecedora, Maicon Guedes .
Para Raphael Mattoso, também sócio da empresa, “cada vez mais os moradores desejarão experiências imersivas no próprio conforto de seu lar. As assembleias em garagens ou lotando salões de festas serão coisa do passado”.
Por fim, responsável pelo método de treinamento para os novos usuários da modalidade, o sócio e CTO Bruno D´Amaral pensa que, com o Metaverso tomando a realidade de ambientes corporativos, de educação e de recreação, como ocorreu com plataformas de videoconferência, “ele e seus ainda desengonçados óculos serão parte do cotidiano e, por consequência, cada vez mais naturais também nos ambientes condominiais”.
Maicon Guedes | CEO da Informma Síndicos