Primeiramente, quais são os comportamentos do sindico mais valorizados pela comunidade de um condomínio e pelo mercado condominial? O melhor que podemos fazer primeiramente é observar. Síndico você é avaliado?

Bem como, observar síndicos de sucesso de preferência aqueles que perduram por longos anos em suas gestões. Alguns podem dizer, mas muitos síndicos ficam muito tempo no cargo pela omissão da maioria.

Tal afirmativa é verdade, mas ninguém fica tanto tempo à frente de uma gestão apenas por omissão dos condôminos, existem virtudes implícitas com certeza.

Como eles se comportam? Como conquistaram a confiança dos condôminos? E como reagem as pressões diárias? Todas essas perguntas precisam ser respondidas, pois elas são fundamentais para sua avaliação como síndico.

Todos os condomínios têm públicos diferentes, culturas e particularidades distintas, portanto os primeiros meses do síndico em primeiro lugar é necessário: ouvir, aprender a se adaptar, e entender como a comunidade reage as ações administrativas por ele implementadas.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

Faça como um cliente bancário: deposite, aplique e depois obtenha rentabilidade. Assim deve ser o procedimento para que o síndico possa ser avaliado.

Deposite credibilidade, honrando os pagamentos em dia, pratique o estrito cumprimento da convenção e do regimento interno, não abra exceções aos inadimplentes, aplique métodos inteligentes de gestão, de relação interpessoal com colaboradores e condôminos, assim os resultados serão sempre satisfatórios.  

Afinal, praticar o bom senso é muito importante na fase inicial de uma gestão. Por exemplo, podemos citar as aplicações de multas. Assim, é de bom tom, que o gestor condominial avalie criteriosamente a aplicação de uma multa ao condômino.

Do mesmo modo, muitas penalidades são aplicadas sem comprovação incontroversa da infração, sem qualquer fundamentação jurídica, e muitas apenas impostas por implicância do síndico com o condômino. 

Comportamento positivo e pró-ativo gera resultado favorável, é quase matemático. A forma como se portar em público, como conduzir a gestão administrativa, financeira e de relacionamento com os condôminos e com os colaboradores será decisiva.

Bem como, nas reuniões informais com conselheiros fiscais, ou em assembleias gerais, a postura firme do síndico, o profissionalismo e a ética trará segurança aos interessados e potencializará os resultados de gestão.

Agir nos termos da legislação, sempre pautando as propostas nos ditames da convenção, propondo sempre de forma ponderada e nunca impondo nada, são diferenciais importantíssimos.

Assim como, outro fator extraordinário para avaliação do síndico é a aplicação da inteligência emocional nas relações condominiais. Essa técnica se bem aplicada e desenvolvida, certamente levará os condôminos a poderem concluir e avaliar:

Será que podemos realmente confiar neste síndico?

Primeiramente, tudo vai Depender da inteligência emocional aplicada a cada caso e nas formas de postura administrativa da gestão. Clareza, transparência e honestidade também são pré-requisitos que sedimentam as futuras pretensões do síndico na gestão condominial.

Portanto síndicos: querem ser bem avaliados? Primeiro observe, seja pontual, entenda as particularidades do condomínio, seja profissional no cumprimento das normas, controle suas emoções e seja transparente e honesto, esta é a fórmula! 

Dr. Condomínio – Aldo Junior atua na área de condomínios desde 1988.
Empresário, radialista, palestrante, editor geral de jornal e colunista.
www.doutorcondominio.com