Sabemos que o perfil do síndico mudou devido as inovações do setor imobiliário, as crescentes mudanças do mercado e até mesmo por maior conhecimento das responsabilidades que tal cargo exige. Entretanto, hoje quero convidar a você a fazer a seguinte reflexão: Síndico você está realmente preparado?

As transformações e exigências do mercado formaram os síndicos que hoje existem, mas será que todos os síndicos estão preparados para os avanços que ainda estão por vir?

Bem como, com tantas novas tendências como a Gestão 4.0 e Sociedade 5.0, é quase impossível não pensar que o síndico terá que se reinventar. Além disso, os clientes estão mudando, as expectativas estão crescendo e o mercado em breve irá selecionar aqueles que possuem habilidades que nenhuma máquina pode substituir.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

isto é, se planejar para os avanços é imprecindível trabalhar duas diretrizes: conhecimento e habilidade. As chamadas hard skills, são as competências técnicas fundamentais para o desenvolvimento de um negócio, que aplicando aos condomínios, se trata do conhecimento multidisciplinar que o síndico precisa ter e que vai desde a legislação à manutenção. Porém, para que tal competência seja efetiva, é preciso também as soft skills, que são as habilidades comportamentais.

Então, algumas das soft skills que o mercado irá demandar são: capacidade assertiva de resolver conflitos, comunicação, liderança, aprendizado contínuo, inteligência emocional, foco no cliente e aplicações de novas soluções. Essas são praticamente todas as habilidades necessárias para o êxito no ambiente condominial, e o mais legal é que essas habilidades, somente a experiência humana
pode desenvolver.

Acredito que a LIDERANÇA é a principal habilidade, pois para ser de fato um (a) líder, as demais habilidades citadas precisam ser amplamente desenvolvidas. O líder é engrenagem principal e o condomínio só terá as expectativas dos novos “condôminos” só serão atendidas se este profissional estiver altamente preparado.

Reflita: o quanto você se preparou para estar onde você está? e quanto ainda precisará se preparar para o futuro que está surgindo?

Letícia Duarte | Síndica Profissional