Para começarmos devemos entender o que é “lixo” e o que é “resíduo”.

 Primeiramente, lixo é um termo usado para caracterizar algo sujo, desorganizado ou misturado que deve ser descartado, gerando mais lixo e inviabilizando a sua reciclagem indo tudo para os aterros sanitários e lixões à céu aberto.

Com isso, provocando contaminação ambiental, problemas à saúde pública e problemas sociais. Resíduos são materiais que limpos e organizados podem ser encaminhados para reutilização e reciclagem, gerando renda e impacto positivo para o meio ambiente e valorizando o condomínio.

Além disso, destinando os nossos resíduos para a coleta de lixo domiciliar, estamos inviabilizando a reciclagem e reutilização.  É aí que começa um dos maiores problemas ambientais da população brasileira.

Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Acresce que, segundo o IBGE cerca de 84% das pessoas vivem em áreas urbanas gerando 79 milhões de toneladas de resíduos ao ano. E 6,3 milhões de toneladas de resíduos ficaram sem ser recolhidos nas cidades brasileiras (ABRELPE).

Daí, para tentar resolver esse problema, em 2010 foi criada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que em agosto de 2020 completou 10 anos de avanços e alguns retrocessos ambientais. Ela é uma lei (Lei nº 12.305/10) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.

 De fato, um dos objetivos dela é regulamentar as atividades geradores de resíduos, desde sua geração até a destinação final ambientalmente adequada, trazendo o conceito da responsabilidade compartilhada, definindo papéis aos setores da sociedade.

Por isso, dentre estes setores temos os grandes geradores onde os condomínios entram, e devem se adequar as exigências legais e buscar programas de reciclagem para diminuir o desperdício de materiais, aumentando o tempo de vida útil dos aterros.

Mudança de hábitos de consumo e a gestão dos resíduos

Ainda mais, por essa busca de qualidade de vida, tem crescido e continua crescendo muito os condomínios residenciais, consequentemente tem provocado sobrecarga nos sistemas de saneamento e coleta de resíduos, aliada ao aumento progressivo do poder de compra, mudanças de hábitos e consumo das pessoas.

A saber, para manter esse ambiente agradável e limpo nos condomínios, é necessário implantar a gestão de resíduos sólidos, organizando o planejamento dos resíduos que requer conhecimento da quantidade e tipos de materiais descartados.

Ainda por ima, o espaço planejado deve ser flexível, pois os fluxos de resíduos e os procedimentos de reciclagem geralmente mudam com o tempo. É necessário buscar entender a necessidade do condomínio para que possam minimizar ao máximo a geração de resíduos, dos custos e riscos gerados na atual gestão dos resíduos da edificação, e ainda valorizá-lo, tornando-o um local de impacto social e ambiental para a sua comunidade.

Sob o mesmo ponto de vista, a gestão de resíduos no condomínio pode proporcionar melhores condições de trabalho e aumento de produtividade dos funcionários, além de um ambiente interno muito mais saudável. 

De fato, esta gestão de resíduos serve como disseminador de uma educação ambiental permanente para as atuais e futuras gerações, valorizando o condomínio pela organização e comprometimento com o meio ambiente.  

Kamila Barros

 Engenheira Ambiental, CEO na Avivar Ambiental, Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Várzea Grande/MT, Consultora Lixo Zero credenciada no Instituto Lixo Zero Brasil e regularização ambiental de empreendimentos urbanos e rurais.

Contato: 65 99249-2829 – Avivar Ambiental

Acesse: https://condomeeting.com.br/sindico-como-esta-a-documentacao-de-preventivo-contra-incendio-em-seu-condominio/

E mais: https://condomeeting.com.br/eficiencia-energetica-para-condominios/

Assista o videohttps://condomeeting.com.br/cidades-inteligentes-e-os-condominios/

Inadimplência no seu condomínio? https://www.youtube.com/watch?v=fWwVGlnbxSU&list=PL-HiuLhu8Vkh9ODS8M_AGyADGPJI2bolM&index=6&t=26s

Dúvidas? https://condomeeting.com.br/inspecao-e-durabilidade-das-edificacoes/?_thumbnail_id=4871

Também acesse os vídeos do Portal Condomeeting

Seguro Condominial? https://condomeeting.com.br/qual-a-diferenca-entre-o-seguro-residencial-e-o-seguro-de-condominio/

Nova Lei sobre eficiência energética: https://www.youtube.com/watch?v=98zaeHav0fk&list=PL-HiuLhu8Vkh9ODS8M_AGyADGPJI2bolM&index=1&t=191s