Síndico você já experimentou essa pegada?

A princípio, quando se fala na limpeza das áreas comuns dos condomínios sabemos que a mudança cultural e de comportamento deve começar pelo síndico, chegando aos colaboradores e até condôminos que se beneficiam na hora de pagar a taxa condominial. Os produtos concentrados são uma boa alternativa para limpar sem poluir, pois utilizam menos água, são ecológicos, e ocupam menos embalagens agregando mais economia e saúde ao meio ambiente.

Acresce que, anualmente no Brasil, segundo dados do Instituto Sócio Ambiental do Plástico – Plastivida, cerca de 2 milhões de toneladas de plástico são descartados após o uso. Destes, somente 17% é reciclado.

Os produtos de limpeza concentrados ocupam menos espaço e embalagens e rendem muito mais do que os que já são vendidos diluídos em água. Além disso, são ecológicos, atóxicos, anticorrosivos, não inflamáveis, não agridem o meio ambiente, não fazem mal a saúde, geram menos espuma, e ainda reduz significativamente o consumo de água.

De acordo com Renata Ribeiro da empresa Simple Clean, que tem fábrica em Curitiba e está presente também em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, “os zeladores que usam os produtos concentrados acompanham uma demonstração e passam por um treinamento para saber usar produtos concentrados e tornar a limpeza mais fácil e prática”. Outro benefício do uso de produtos concentrados é a redução da utilização de água na limpeza. 

Segundo a síndica profissional Cleusa Isidoro, “estamos fazendo o uso dos produtos tanto para a limpeza pesada, como dos equipamentos da academia, elevadores, metais, e outro ambientes”. A faxineira Francisca Erlania Castro da empresa Vital de Itajaí, disse que “a limpeza com os produtos concentrados é bem prática, alguns nem precisa de água, basta um pano e o produto, e já se nota a limpeza, como no caso das paredes dos halls dos apartamentos, destacou ela”.

Produtos econômicos que rendem mais

Para o Zelador Sérgio Adriano da Rosa, do Condomínio Praia do Rizo em Coqueiros na Grande Florianópolis, “os produtos da Simple Clean facilitam muito a limpeza e a mão de obra, são econômicos e rendem mais. Um exemplo é que eu usava mais de 2 mil litros de água para limpar uma fachada de vidros do condomínio, e agora com o produto Limpa Vidros concentrado da Simple Clean, uso somente 500 ml de produto”.

Dependendo do local para se limpar, apenas algumas borrifadas do produto já são suficientes e nem necessita de água. Segundo o sindico Profissional Edson Wolfart, que a 23 anos trabalha na área condominial, “para simplificar os processos busquei produtos neutros e de fácil uso como os da Simple Clean, que não agridem as superfícies e é de fácil manuseio.  Já me deparei  muito com situações de porcelanatos queimados, por situações de uso de  produtos inadequados e com ph desregulados, elevadores com  acúmulo de produtos nas superfícies, e outras situações.

Conforme Renata, “de forma geral as pessoas têm a cultura de utilizar um produto para cada tipo de limpeza, e, em muitos casos, quanto mais forte melhor.  A dinâmica operacional  da limpeza nos condomínios é simplificada com a redução dos produtos, que são substituídos por um kit compacto  e com dosadores e uso de pouco água, onde se  executa um volume maior de trabalho com menos produtos, e maior custo benefício para os condomínios de forma geral”, destacou o síndico profissional.

Acompanhe os projetos, vídeos e eventos no Instagram: @condomeeting

Siga a Revista Só Aqui Condomínios no Instagram: @revistasoaquicondominios

Veja nosso https://www.facebook.com/revistasoaquicondominios/ e https://www.facebook.com/condomeeting/

Confira outras matérias: https://condomeeting.com.br/

Leia ainda: https://condomeeting.com.br/diante-do-atual-quadro-de-pandemia-e-as-consequencias-financeiras-que-providencias-o-sindico-deve-tomar/

Acesse outro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s-0K1mhTdUM

ver mais matérias condominiais:https://www.egonoticias.com/economia-e-negocios/condominios/