Síndica do condomínio Portal do Vale luta há anos para demolição de obra inacabada que causa transtornos a moradores

Em primeiro lugar, obra inacabada causa transtornos, entre eles a insegurança e má ambientação. A síndica do condomínio Portal do Vale, Ivonete Cecatto, luta há três anos para que seja feita alguma intervenção, nos prédios abandonados.

Logo após, a juíza Sônia Moroso Terres, da vara da Fazenda Pública de Itajaí, ordenou a demolição da parte residencial, localizada na Rua Otávio Cesário Pereira, no Bairro São Vicente.

Por outro lado, a empresa gestora da obra abandonada a Francelino e Filhos Ltda entrou com ação contra, afirmando não querer demolir o imóvel. Por fim, o prazo estipulado pela juíza para demolição foi de 30 dias, porém isto ocorreu no dia 1º de fevereiro.

Mato alto e abandono

Enquanto isso, a obra abandonada causa transtorno para os mais de 230 moradores do condomínio Portal do Vale, que fica ao lado do imóvel em condições precárias. O mato alto revela a necessidade de uma intervenção.

De acordo com a síndica do prédio ao lado, Ivonete, a última limpeza teria sido feita em dezembro de 2019. “Estamos vivendo a crise da dengue e no prédio tem duas caixas d’água abertas.

Ocupação traz insegurança aos moradores

Acima de tudo, além da preocupação com a condição de saúde pública, eles precisam conviver diariamente com a insegurança. Isso porque a obra inacabada sendo ocupada por usuários de drogas e moradores de rua.

A saber, “a todo momento visualizamos vários moradores de rua rondando o local e observando a gente. Já fomos assaltados várias vezes, na última quinta-feira (04) levaram duas bicicletas”, diz a síndica do Portal do Vale.

Em síntese, a obra abandonada pertencem ao mesmo condomínio e consiste aos blocos F e G. Os blocos A, B, C, D e E estão em funcionamento.

Ou seja, Ivonete conta que um antigo síndico construiu um muro entre os blocos em uso e os abandonados, para maior segurança dos moradores, porém continuam a lidar com o cheiro ruim, a gritaria e o medo.

Abandono prejudica até manutenção

Ainda mais, a ligação de esgoto do condomínio passa pela obra abandonada, que apesar de pertencerem ao condomínio, foram deixados de lado e agora não recebem nenhuma manutenção. Tendo como Resultado, a síndica Ivonete entrou com uma ação para tomar uma providência sobre a limpeza, a qual a Vigilância Sanitária providenciou em 2019, mas desde então nada mais foi feito.

Para esclarecer, a síndica do Portal do Vale ressaltou que “toda vez que chove dá alagamento, porque a rede de esgoto passa pela obra abandonada e tem sido uma grande dificuldade. Pedimos uma ação para limparem o esgoto estupido dentro do prédio e não tivemos resposta”.

Em suma, a demolição da obra inacabada veio por parte da Prefeitura Municipal de Itajaí, porém a síndica e os moradores do condomínio Portal do Vale, no Bairro São Vicente, continuam esperando a ação iniciar.

No fim, o prazo dos 30 dias já passou e nada da demolição começar. “Convivemos há muitos anos com este problema que afeta diariamente nossas vidas. Nossa insegurança e medo são constantes”, apela a síndica Ivonete.

Foto da síndica Ivonete Cecatto, fonte do artigo "Obra inacabada causa transtornos"

Ivonete Cecatto – Síndica do condomínio Portal do Vale

Foto retrato Lanume Weiss, autora do texto "Obra inacabada causa transtornos"

Lanume Weiss – Assessora de comunicação Condomeeting

Banner da RC Papéis

Saiba mais: A taxa de mudança em condomínio é motivo de discussão entre síndicos e moradores. Entenda o que é, qual o objetivo e se é legal ou não’.

Já imaginou? Como será acordar no seu apartamento num futuro próximo?.

E mais: E agora, posso usar como quiser minha vaga de garagem?