É na etapa de finalização do acabamento que o condomínio começa a ganhar vida: revestimentos no chão e paredes, pinturas interna e externa, instalação de bancadas e muitos outros detalhes.

Contudo, cada cômodo, desde banheiros até quartos e áreas externas, possui seus próprios desafios e necessidades. Por exemplo, no hall de entrada existe o questionamento se é necessário utilizar o piso com resistência ao escorregamento.

Nesse caso, a arquiteta e especificadora técnica da RJL Representação e Roca Pisos e Cerâmicas, Bruna Vieira, explica que é necessário analisar se o hall de entrada é a única rota de fuga do condomínio. Se for, é necessário o coeficiente de atrito acima de 0.4.

“A saber, o coeficiente de atrito mede a força que atua em sentido contrário ao do movimento. Cada produto tem a sua norma, que especifica este valor. O coeficiente classificado abaixo de 0.4 é para áreas secas e internas, e acima de 0.4 é para áreas que exigem resistência ao escorregamento”, explica Bruna.

_____________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_____________________________________________________________________________________________________

Tipos de acabamento

O acabamento ABS tem um coeficiente de atrito úmido acima de 0.7, o que garante um produto com aderência 30% maior do que outros acabamentos tradicionais. Nesse sentido, é a opção adequada para áreas molhadas, onde a resistência ao escorregamento é fundamental, como ao redor das piscinas.

Já o acabamento Grip tem a vantagem de possuir um nível mais baixo de aspereza da superfície, tornando o ambiente mais fácil para limpar. Seu coeficiente de atrito é acima de 0.4, indicado para áreas molháveis. E o Grip Plus, de coeficiente acima de 0.5, é para áreas externas e calçadas que não tenham rampas.

Ainda há os revestimentos polidos ou Micro Crystal (tecnologia exclusiva do grupo Roca Cerâmica, que proporciona maior resistência a riscos, mais nitidez nas cores e brilho mais intenso), que são indicados para áreas secas como salas, corredores e quartos.

“Fica claro, então, que o condomínio não pode comprar um só revestimento e aplicar o mesmo para todas as áreas. Cada ambiente precisa ter o porcelanato adequado”, confirma a arquiteta.

Mas, graças a tecnologia, existem acabamentos que utilizam a mesma tonalidade e harmonia, só que com acabamentos diferentes. Um exemplo, são os porcelanatos da Série Concrete, da Roca, que ressignificam o concreto aparente, textura cada vez mais valorizada na arquitetura contemporânea.

As lâminas são apresentadas em versões Mate, Micro Crystal e ABS, ideais para integrar visualmente ambientes com diferentes necessidades de uso.

O que é preciso saber

Na hora de escolher o acabamento, também é necessário entender a distinção entre:

  • Áreas molháveis – que são os locais onde podem ocorrer respingos de água, como lavanderia, cozinha e lavabo;
  • Áreas molhadas – que são locais onde se formam lâminas de água, por exemplo, piscinas, banheiros com box.

Também são diferentes os produtos rugosos dos porosos. “Porcelanato não é poroso, tendo a mínima absorção de água. Os produtos estão ficando menos rugosos com o tempo e tecnologia”, comenta Bruna.

Por fim, não esqueça de se atentar ao laudo técnico de cada produto, para passar na inspeção do corpo de bombeiros e demais normas de segurança.

Tendências de 2023 trazem novidades em porcelanatos

Falando sobre as tendências para 2023, a Roca Cerâmica trará muitas novidades de porcelanatos que reproduzem pedras, mármores, alguns com tonalidades neutras e outras mais expressivas, para ambientes acolhedores e com personalidade. Outro fator importante são os lançamentos dos novos formatos 160×160 e 160×320, para ampliarem a coleção das lastras.

É importante ressaltar também que os porcelanatos grandes formatos possuem a tecnologia Biosafe, que consiste em um aditivo à base de prata que elimina 99% dos vírus e bactérias e é incorporado ao produto nas etapas iniciais de produção.

Por último e não menos importante, é que a marca traz a nova geração de produtos Slim, com 7mm de espessura, tornando as peças 25% mais leves e mais fáceis de manuseá-las. Além disso, todo o portfólio de produtos retificados permitem junta de assentamento de 1mm!

acabamento

Bruna Vieira | Arquiteta e Especificadora Técnica