O sucesso de um síndico, seja profissional ou morador, depende de suas habilidades e atitudes, pois está ligado diretamente aos interesses dos condôminos, e na maioria das vezes num fogo cruzado.
A partir desta edição, iremos abordar dicas importantes para ser um síndico de sucesso.

Hoje vamos falar sobre Transparência. Mas o que é isso?

A transparência é a virtude que impede a ocultação de alguma vantagem pessoal, a ocultação de alguma fraqueza pessoal, a ocultação de alguma miséria pessoal. Por meio da transparência, a pessoa é o que é, nem melhor e nem pior! A transparência revela tanto o que a pessoa é, como o que a pessoa tem! A verdadeira transparência não exagera, não inventa vantagens e nem desvantagens! É um dos mais válidos recursos de prevenção contra o pecado. Sabe por que? Porque a transparência, obriga a pessoa a se conhecer e a tomar os devidos cuidados.

Como podemos aplicar isso em nosso mercado condominial, na função de síndico?

Com a tecnologia ao nosso favor, é imprescindível que todos os síndicos ofereçam maior transparência aos condôminos, seja através de uma plataforma online, informativos no mural, grupos de WhatsApp, entre outros. Exponha sobre o que está sendo feito no seu condomínio, apresente documentos referente as contas pagas, a movimentação dos recursos financeiros mensais a fim de ficar documentado e evitar qualquer questionamento, bem como facilitar a
aprovação da prestação de contas anual.

Com o conselho, converse através de grupos, reuniões virtuais, apresente as propostas de manutenção, investimentos e já alinhe para que na assembleia proposta para a aprovação, já esteja com o aval do conselho para fortalecer em caso de dúvidas de outros condôminos.

Para você ter sucesso como síndico, irá precisar do apoio dos moradores, condôminos e dos conselheiros e para isso, ter transparência em sua gestão administrativa é importantíssimo, até mesmo para ganhar a confiança necessária. Faça uma prestação de conta mensalmente de
maneira bem detalhada das receitas e despesas (balancete geralmente feito pela administradora), assim como disponibilize toda a documentação comprobatória, principalmente das despesas e informe a situação financeira atual do condomínio enviado junto com o boleto de cobrança
da taxa de condomínio. Informe todos os problemas encontrados e as soluções. Assim, na prestação de contas anual, a aprovação se dará com maior rapidez e segurança.

Apresentação das CND’s

Se você não tem meios de expor esta transparência, procure uma empresa especializada em administração que lhe forneça o sistema. Saiba que o seu sucesso será certo, e o investimento para isso é o mínimo possível. Existem também aplicativos individuais que permitem que sejam expostas as informações para todos os condôminos, uma vez que isso lhe trará mais tranquilidade na gestão, bem como se você é síndico profissional, mais clientes.

Uma outra questão ligada a transparência, é a apresentação de suas CND’s (Certidões Negativas de Débitos) pessoais. Cada vez que você dá a certeza para os moradores que quem está cuidando do
patrimônio deles, também está cuidando de sua vida pessoal, também obtém mais sucesso em sua gestão.

Portanto, seja totalmente transparente e seja reconhecido no mercado condominial. Fazer certo ou errado, dá o mesmo trabalho. Então faça certo desde o início e colha os frutos da árvore que plantou.

Autor:

Nilo Moroski
Síndico Profissional e Técnico Contábil 16 anos de experiência em gestão de condomínios
Primeiro Síndico com certificação 5 estrelas de SC. CEO da Mercado de Síndicos e da Sascon Condomínios

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: Veja o que encontramos nesse condomínio e se surpreenda 

E mais:  https://condomeeting.com.br/seguranca-e-o-manual-do-morador/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/

Também: https://condomeeting.com.br/o-que-faz-um-concierge-condominial/

Nova: https://condomeeting.com.br/o-que-mudou-na-rotina-dos-moradores-de-condominios/

Você sabia? https://condomeeting.com.br/destituicao-ou-inclusao/