A saber, com a estiagem em nosso estado e o rodízio estipulado pela SANEPAR no Paraná, sentimos hoje o reflexo diretamente nos serviços rotineiros do síndico. Além de todas suas obrigações diárias, cabe agora alertar, orientar e fiscalizar o uso da água junto aos seus colaboradores e condôminos.

Faz-se necessário observar diariamente o consumo, além de traçar estratégias para os dias nos quais a região será afetada pela falta de água programada. 

Rigorosamente falando, todas essas medidas se justificam, pois após 10 meses de estiagem em toda região sul, incluindo o Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou situação de EMERGÊNCIA HÍDRICA pelo prazo de 180 dias a partir de 07/05/2020.

A medida autoriza ações como o rodízio no fornecimento pela concessionária (SANEPAR) e orientações aos agricultores através da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, onde o resultado também refletirá em nossa economia doméstica.

Então, voltando ao principal assunto, que é a conscientização da população quanto o consumo consciente de água, a Sanepar divulga diariamente a tabela com área de rodízio em Curitiba e Região Metropolitana.

_____________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_____________________________________________________________________________________________________

A Concessionária mantém em seu site, uma excelente ferramenta aos síndicos e consumidores, para consulta de forma interativa, verificando por meio de seu CEP se sua região está em área prevista para o rodízio.

Conforme informações da própria Sanepar, a concessionária alterou o sistema de rodízio na Região Metropolitana de Curitiba. Ampliando o número de bairros afetados e modificando o horário de funcionamento da parada no abastecimento.

O objetivo, segundo eles, é aumentar o intervalo da interrupção do abastecimento em algumas regiões mais críticas, por estarem mais distantes dos centros de distribuição de água.

A Sanepar reforça que o horário de término do rodízio não representa o retorno imediato da água. O abastecimento é retomado, gradativamente, após a reabertura do sistema, para evitar alta pressão e rompimento de rede, podendo levar 48 horas até a regularização do abastecimento.

Assim, é possível consultar o mapa para saber a região a ser afetada todos os dias. Na tabela, quando houver repetição do nome de bairros, tratam-se de regiões diferentes no mesmo bairro.

Prioridade é para higiene e alimentação

A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do Coronavírus (Covid-19). A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

Em suma, a orientação para todos, seja condomínios ou consumidores individuais, é evitar desperdícios. A Sanepar reitera que as áreas de produção, tratamento, distribuição e controle operacional permanecem trabalhando 24 por dia.

Cabe aos síndicos as orientações aos condôminos para o consumo da água, através de mensagens de whatsapp do condomínio, no mural, elevadores, enfim, a interação entre toda a comunidade condominial resultará no cumprimento de medidas positivas e consumo consciente de água.

Assim como neste momento várias medidas foram tomadas quando a prevenção do Corona Vírus, assim também se faz necessários a respeito da estiagem nos rios do Paraná.

Siomara Freitas Kaltowski | Presidente do Conselho de Síndicos do SECOVI-PR ; Síndica Profissional e Administradora Condominial; Empresa Excelência Gestão Condominial.