Auditoria Preventiva’ pode ajudar na inadimplência condominial?

A princípio, o Síndico como líder da gestão do empreendimento necessita ter o controle da inadimplência de forma a separar os perfis dos devedores.

E antes de mais nada, havendo “novos inadimplentes”, que este gestor efetue diligência logo no primeiro mês acerca do motivo de um adimplente tornar-se inadimplente.

Além disso, as habilidades de resolução de conflitos do Síndico irão diferenciar uma cobrança que às vezes se apresenta como invasiva de uma “escuta atenta”, para conhecer caso a caso.

Saúde financeira depende do pagamento das cotas em dia

Ainda mais que, no mês de Março de 2020, com apenas 14 dias de Pandemia, uma minoria, se valeu da solicitação de descontos e alguns não efetivaram pagamentos das quotas condominiais.

Enfim, esquecendo-se que a Contabilidade e as Finanças de Condomínio, constituem-se em rateio de despesas e estas despesas em sua maioria, não foram reduzidas neste período.

Em síntese, para as edificações que não tinham em estoque material adequado de desinfecção e EPI-s Equipamentos de Proteção Individual, foi preciso ampliar as compras.

Aumento dos gastos com a pandemia

Concomitantemente, em Abril e Maio de 2020, para alguns condomínios, mais gastos se apresentaram, inclusive não estimados na previsão orçamentária, como, o reforço da segurança, o aumento do quadro de pessoal para limpeza, dentre outros exemplos que poderíamos elencar.

Assim, não diferente de outros momentos, gerir condomínios é ter o cuidado com o patrimônio, com a proteção dos colaboradores que trabalham no prédio e dos condôminos, e para isto, a gestão de receitas e da inadimplência, são pontos fulcrais.

A importância da Auditoria Preventiva

A saber, a Auditoria Contábil Preventiva das Receitas analisa mensalmente, a movimentação de todo o Grupo de Receitas e suas contas (Quotas Condominiais Ordinárias, Quotas Condominiais-Fundo de Reserva, Quotas Condominiais Extras etc) e suas variações.

Em outras palavras, analisamos se existe na edificação a implantação de cronogramas de cobrança (cartas, comunicados, etc) que resulta em retornos mais céleres, além da necessidade de acompanhamento do devedor, apresentando ao mesmo,  campanhas/mutirões de negociação, não deixando a inadimplência ser elevada e nem ficar sem controles internos.

Evitando despesas superiores as receitas

Portanto, para evitar o desequilíbrio das contas e até mesmo déficits (despesas superiores as receitas), revisar a previsão orçamentária a cada movimentação é uma recomendação que concedemos nas Auditorias e até o término da Pandemia isto não deve ser negligenciado, pois, há um alto preço a ser pago.

Em suma, os condomínios necessitam ter reservas para as estimativas de perdas de arrecadação, assim como acontecem nas grandes e médias companhias, para que seja possível não prejudicar os pagamentos de gastos correntes por conta dos percentuais de inadimplentes, principalmente se estes se mostrarem mais elevados.

Quando é importante ter uma Garantidora

Logo, como o condomínio não visa lucro e a cota condominial é nada mais do que um rateio de despesas, recomendamos também que a recuperação da arrecadação seja realizada por uma empresa de cobrança especializada em condomínios.

Isto fará a diferença na revisão dos perfis de inadimplentes e nas ações a serem adotadas.

Dessa forma, o síndico evitará desgastes recorrentes, deixando a sua energia para outros assuntos importantes da gestão condominial.

Em conclusão, também é importante destacar que as questões de cobrança antes de serem ajuizadas, se apresentam como um caminho para as resolutivas em menor tempo, podendo o Síndico recorrer a Mediação Condominial.

Michele Lôrdelo

@grupoloderlo

Contadora Especialista em Auditoria Condominial Compliance e Governança para Condomínios – Capacitação para Gestores Condominiais e Palestrante Nacional.

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: https://condomeeting.com.br/gestao-mais-humanizada-e-pacificadora/

Nossos vídeos no youtube condomeeting: https://condomeeting.com.br/saiba-como-fazer-a-desinfeccao-preventiva-das-areas-comuns-do-condominio/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

Veja Também esse Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EK0JSxh1UcQ&t=757s

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/

Você sabia? https://condomeeting.com.br/os-beneficios-de-ter-um-manutencista-condominial/

Também: https://condomeeting.com.br/o-que-faz-um-concierge-condominial/