Sem sombra de dúvidas, os funcionários dos condomínios são importantíssimos para fazer com que toda a máquina Condominial funcione perfeitamente. Cabe ao Síndico, como grande maestro da orquestra, como líder da equipe, motivar e engajar seus colaboradores. Para que se sintam pertencentes, acolhidos, queridos, aumentando com isso, toda a performance do time, com resultados surpreendentes. A importância do síndico treinar e motivar seu time.
Se o colaborador não se abrir às relações, ou seja, não se sentir pertencente ao grupo, e em contrapartida, o Condomínio não tiver um olhar humanizado e relacional, dificilmente será estabelecido um liame com formas construtivas de engajamento e afiliação.
E, consequentemente, de aprendizado e entrega das melhores energias do trabalho para o Condomínio contratante. Desse modo, o nível de rotatividade de funcionários será demasiadamente desgastante e caro para todos os envolvidos.
_____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- A utilização de máscaras dentro dos condomínios
- Crianças podem circular sozinhas em elevadores?
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- Agressão verbal e física à funcionário do condomínio
- Alargamento da praia em Balneário Camboriú
_____________________________________________________________________________________________________
Visão sistêmica para lidar com os colaboradores
Quando o Síndico compreende o seu papel e o de seus colaboradores, que devem ser levados a ter consciência de sua importância no Condomínio, todos ganham.
Ter uma visão sistêmica a seu favor significa melhor compreensão dos Síndicos para lidar com as múltiplas relações existentes no trato com seus colaboradores. Conseguir entender a melhor forma de se criar engajamento, confiança, admiração e respeito, traz os resultados desejados.
Com o treinamento de funcionários, é possível desenvolver as habilidades e potencialidades de cada um e, como consequência, melhorar toda a performance dos condomínios, pois aumenta, além da produtividade, melhores resultados para os prédios, com a diminuição dos retrabalhos e reclamações dos moradores.
Em suma, os trabalhadores que possuem qualificação teórica e técnica para desenvolver suas atividades tendem a se sentir mais satisfeitos e valorizados profissionalmente, melhorando o ambiente de trabalho, a motivação e a produtividade.
É importante considerar o ambiente de trabalho. Os condomínios possuem a obrigação de zelar pela salubridade e segurança de seus funcionários.
Evitando um condomínio vulnerável com ambiente tóxico
Portanto, oferecer um ambiente inadequado e tóxico desmotiva qualquer pessoa. Além de deixar o Condomínio vulnerável a futuros passivos trabalhistas. Os funcionários devem ser tratados como “gente”, com respeito, cordialidade, empatia, tendo assegurados seus direitos e a preservação de sua dignidade.
Dessa forma, o sucesso do Time depende em grande parte da qualidade e motivação de seus funcionários. Contudo, uma equipe de profissionais bem treinados e eficientes eleva o nível de qualidade dos serviços, melhorando o retorno para os moradores de forma direta e o feedback positivo para o funcionário.
A importância do síndico treinar e motivar seu time
Portanto, se os os colaboradores percebem os resultados promovidos pelo treinamento, vão querer continuar a fazer um bom trabalho. Além de perceberem que não são apenas um número, mas sim um ativo valioso e importante para os moradores e para todo o conjunto.
Por fim, o treinamento e a motivação de funcionários é uma estratégia inteligente para qualquer negócio, independente do seu setor de atuação ou porte. Em suma, trata-se de uma aposta segura que vai resultar não só em melhorias internas como em retornos financeiros interessantes e construtivos para a organização.