fbpx

Subscribe Now

* You will receive the latest news and updates on your favorite celebrities!

Trending News

Artigo

Florianópolis sedia Congresso Municipal de Síndicos
Eventos

Florianópolis sedia Congresso Municipal de Síndicos 

1º Congresso Municipal de Síndicos

Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre as secretarias municipais e a classe dos gestores condominiais, a Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Escola do Síndico, Secovi e Sindiconde, realizou em agosto na sede do CRC – Conselho Regional de Contabilidade, o 1º Congresso Municipal de Síndicos.

O evento foi muito produtivo ao trazer informações práticas para o dia a dia dos síndicos, e contou com a presença do prefeito Gean Loureiro e de especialistas dos seguintes órgãos municipais: Secretaria de Assistência Social, Pró-cidadão, Fazenda, Vigilância Sanitária, Zoonoses, Floram, SMDU, Comcap, Diope e Ipuf.

Assuntos abordados

Foram abordados temas referentes a coleta seletiva do lixo e a importância dos síndicos incentivarem os moradores a fazerem a reciclagem e compostagem; regularização das calçadas, sinalização e alterações do sentido das ruas; procedimentos online disponíveis para os síndicos; presença de pragas e controle nos condomínios; podas e plantio de árvores, limpeza de térreos, esgoto; alvarás de construção, reformas, habite-se e plano diretor; regularização fundiária e outros temas também relacionados a assistência social.

Para Elisete Pacheco da Escola do Síndico e organizadora do Evento, “estamos realizando um trabalho diário e eficaz em benefício da categoria dos síndicos, e essa parceria com a Prefeitura possibilitou a abertura de portas para aliviar a carga dos síndicos”. Já o Prefeito Gean Loureiro elogiou a iniciativa do Congresso, “que deu oportunidade aos secretários de apresentarem o que está sendo feito pela atual gestão, como o planejamento urbano com as melhorias na mobilidade urbana, assistência social, e outras ações de interesse coletivo dos que moram em habitações multifamiliares como no caso dos condomínios”.

O Presidente do Secovi de Florianópolis e Tubarão, Fernando Willrich, elogiou o empreendedorismo da Síndica Profissional Elisete Pacheco e coordenadora da Escola do Síndico, e citou “a importância desta iniciativa ter o apoio de entidades representativas em prol do mercado condominial e imobiliário, e contribuir de forma coletiva, para a solução de muitos problemas que são comuns aos condomínios”.

Primeira capital lixo zero do Brasil

Florianópolis pretende ser a primeira capital lixo zero do Brasil. A cidade implantou coleta seletiva há mais de 30 anos e apresenta um dos melhores desempenhos do país em recuperação de resíduos. Para o Presidente da COMCAP – Marcio Luiz Alves os gestores dos condomínios podem conscientizar os moradores a separarem o lixo orgânico do reciclável. “O destino do resíduo é decidido pelo cidadão, dentro da sua casa. É o gerador que escolhe o caminho adequado, separando o resíduo em três frações: orgânico (restos de alimentos e de podas), reciclável seco (papel, plástico, metal e vidro) e rejeito (lixo sanitários e outros materiais para os quais não há ainda mercado de reciclagem).

Hoje, Florianópolis já ganha R$ 6,6 milhões ao ano com os recicláveis que desvia do aterro sanitário. De tudo que é gerado em Florianópolis, por moradores e visitantes, caracteriza o presidente da Comcap, “78% poderiam ser reaproveitados, apenas 22% são rejeito, como lixo sanitário que, de qualquer jeito, terá disposição final em aterro. A meta é que em 2030, a cidade desvie do aterro sanitário 90% dos resíduos orgânicos gerados e 60% dos recicláveis secos”.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *