Então, a famosa Pirâmide de Maslow, idealizada pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow na década de 1950, é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade.

De acordo com Maslow, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização. Conforme a hierarquia estabelecida por Maslow, as necessidades humanas são: fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização.

Quer dizer, considerando que o condomínio é uma junção de pessoas e estrutura física, ousei idealizar qual seria a hierarquia das necessidades condominiais, para que as multifaces de um condomínio alcançassem a sua plena realização.

Necessidades de um condomínio

Desde já, o primeiro patamar da necessidade de um condomínio, pode ser chamado de SOBREVIVÊNCIA. Para que o condomínio tenha essa necessidade atendida, se torna imprescindível ter:

  • Convenção e regimento interno redigidos em conformidade com a legalidade e realidade do condomínio;
  • Eleger um síndico apto para o cargo;
  • Ter uma previsão orçamentária assertiva e uma manutenção com foco na conservação.

Assim, a segunda necessidade é a SEGURANÇA, pois tanto as pessoas, quanto a estrutura física, precisam da segurança para uma feliz existência.

  • Processos, diretrizes, transparência, tecnologia e melhoria constante.
  • Harmonia entre pessoas, comunicação assertiva, ágil e humanização das ações.

Portanto, esse patamar, eu nomeei como CONVIVÊNCIA.

Todavia, o quarto patamar da hierarquia das necessidades condominiais, eu chamo de VALOR, sendo ele tangível e intangível. A sua tangibilidade está ligada diretamente ao valor da estrutura física, derivada do cuidado com a manutenção e o investimento em melhorias e modernização.

Porém, a intangibilidade está no valor do bem-estar e clima agradável, sendo possível obter através da harmonia na convivência.

Por fim, o último patamar da teoria de Maslow que é a auto realização, na hierarquia das necessidades condominial é comparado com o patamar da GESTÃO e essa necessidade está diretamente ligada aos resultados.

Resultados da pirâmide das necessidades condominiais

Em conclusão, os resultados são a força de um condomínio, pois sem eles não poderiam observar há necessidade que não está sendo suprida e os prejuízos podem ser dos mais simples aos mais críticos.

Enfim, alguns especialistas questionam a hierarquia idealizada por Maslow, se baseando na premissa de que as pessoas não são iguais e portanto, as ordem de suas necessidades também podem sofrer alterações.

Igualmente, nos condomínios também acredito que poderão existir mudanças na hierarquia, conforme o perfil dos condôminos e a realidade atual do condomínio.

Portanto, cabe ao síndico, líder dessa coletividade, desenvolver um trabalho preventivo, ter visão de futuro, olhar o condomínio como pessoas e obter técnica e habilidades suficientes para (re)estabelecer a ordem e atender as necessidades emergentes.

Retrato da Leticia Duarte, autora do artigo "Pirâmide das Necessidades Condominiais"

Letícia Duarte – Síndica Profissional e Mentora de Síndicos

Você sabia que um dos pilares de implantação de Compliance Condominial é o Código de ética e conduta? Saiba mais.

O síndico e o marketing pessoal. Fique por dentro.

E mais: Por que as Normas Técnicas são tão importantes?

Importante: Atribuições do zelador condominial.

Quais são as penalidades legais ao inadimplente? Como lidar com isso? Confira.

Confira também nossos vídeos no CondTV – Condomeeting