‘Saiba as diferenças de reforma, recuperação e reforço estrutural’

Em primeiro lugar, os termos vida útil e durabilidade das edificações estão tão próximos que, por vezes, são utilizados de maneira equivocada. A durabilidade é uma qualidade da estrutura e a vida útil é a quantificação desta qualidade. A vida útil de uma edificação será atingida mediante a adoção de ações de manutenção, o que elevará o seu desempenho ao longo do tempo.

Além disso, a qualidade de uma edificação recém concluída, ou mesmo ao longo de sua vida útil, está, ainda, diretamente ligada à qualidade dos diversos projetos e procedimentos de execução que compõe a totalidade de uma obra.

Entrtanto, já a manutenção dessa qualidade ou a garantia da durabilidade ou até mesmo o prolongamento da vida útil das edificações passará necessariamente por trabalhos de inspeção e, logicamente, de manutenções que devem ser realizados por profissionais qualificados.

A diferença de reforma, recuperação e reforço estrutural

Assim, a inspeção da edificação é algo que deve ser entendido como uma rotina de extrema importância para os condomínios, de forma que sejam percebidos, de maneira precoce, os eventuais problemas decorrentes de alguma não conformidade construtiva ou do próprio envelhecimento natural da edificação ou de suas partes.

A saber, dependendo da agressividade do ambiente onde a edificação foi construída, esta irá se comportar de maneiras diferentes, o que implica em necessidades de intervenções em tempos maiores ou menores.

Por isso, convém ressaltar que as intervenções que serão realizadas durante a vida da edificação serão também definidas de diferentes formas. Existem aquelas que podem ser entendidas como reformas, também as que serão classificadas como recuperações e em alguns casos, os reforços estruturais.

Reforma X Deterioração Específica

De antemão, as reformas implicam em procedimentos simples e não necessariamente estão ligados a algum problema na edificação. Normalmente atendem a alguma demanda estética ou até mesmo funcional, porém não estão ligados a uma deterioração específica.

Acresce que, a recuperação já é algo que implica em uma intervenção que será feita em função da perda de desempenho ou deterioração de alguma parte da edificação, seja ela na estrutura, revestimentos ou instalações.

Nesse caso, a intervenção deverá ser feita mediante um estudo minucioso das causas dos problemas existentes, de forma que sejam estabelecidos os procedimentos adequados para sanar o problema, sem reincidência.

Por fim, o reforço já será entendido como algo em que a capacidade de suporte da estrutura esteja comprometida e esta se apresente com fissuras, trincas ou deformações excessivas que comprometam a estabilidade de parte ou de toda a edificação. Ressalta-se que quanto mais demorado for para ser identificada a anomalia, maiores serão os custos envolvidos nos tratamentos.

A importância de um engenheiro para avaliação da edificação

Ainda mais, o que se percebe durante todo esse processo é que o profissional Engenheiro com experiência e comprometimento técnico para avaliação de problemas de ordem construtiva, ou em decorrência de instalação de manifestações patológicas, independente da causa, tem um papel fundamental para os condomínios.

Afinal, diante desse contexto, entende-se imprescindível que, para garantir a saúde das edificações, as corretas técnicas de inspeção e de intervenção deverão ser adotadas.

Logo, ao síndico caberá garantir que a contratação de um profissional qualificado seja realizada, tanto para a inspeção, como para a condução e realização das intervenções recomendadas.

Engenheiro Civil André Segave

Coordenador do Curso de Engenharia Civil da Univali Itajaí.

Mestre em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Especialista e Pesquisador nas áreas de Argamassas, Revestimentos e Impermeabilizações.

Especialista em Patologias, Manutenção Predial e Recuperação Estrutural.

Perito em processos judiciais na Comarca de Balneário Camboriú/SC

Acesse: https://condomeeting.com.br/sindico-como-esta-a-documentacao-de-preventivo-contra-incendio-em-seu-condominio/

E mais: https://condomeeting.com.br/eficiencia-energetica-para-condominios/

Assista o videohttps://condomeeting.com.br/cidades-inteligentes-e-os-condominios/

Inadimplência no seu condomínio? https://www.youtube.com/watch?v=fWwVGlnbxSU&list=PL-HiuLhu8Vkh9ODS8M_AGyADGPJI2bolM&index=6&t=26s

Dúvidas? https://condomeeting.com.br/pandemia-e-as-festas-de-final-de-ano-nos-condominios/

Também acesse os vídeos do Portal Condomeeting

Seguro Condominial? https://condomeeting.com.br/qual-a-diferenca-entre-o-seguro-residencial-e-o-seguro-de-condominio/

Nova Lei sobre eficiência energética: https://www.youtube.com/watch?v=98zaeHav0fk&list=PL-HiuLhu8Vkh9ODS8M_AGyADGPJI2bolM&index=1&t=191s