Primeiramente, como figura referencial do condomínio, a representatividade dos síndicos é muito poderosa. A saber, nos últimos anos, o síndico vem tendo maior consciência da importância do seu desenvolvimento. Não só técnico, mas comportamental.

Isto porque, os condomínios estão ficando cada vez maiores e mais complexos, reforçando a responsabilidade civil e criminal pelos seus atos, ou pela sua omissão.

Assim como existem cada vez mais condomínios, que tem uma população de moradores maiores que muitas cidades, as exigências legais e fiscais também vêm aumentando a cada ano. O síndico tem um papel fundamental, não só nos condomínios, mas na sociedade.

Pois através das suas atitudes e estratégias, poderá criar ambientes mais econômicos, solidários e sustentáveis. Assim, ajudará a transformar a realidade de todos os envolvidos, criando uma nova perspectiva para aquela coletividade e seu entorno.

Sindicatura mais reconhecida e valorizada

Então, a evolução da humanidade se deve em grande parte à sua capacidade de se unir em torno de objetivos comuns. Ou seja, quando pertencemos a um determinado grupo, e naturalmente desenvolvemos uma relação de interdependência e de colaboração mútua, nos tornamos mais fortes e expressivos perante a sociedade.

Nesse sentido, saímos do anonimato e passamos a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica, passando a representar uma força transformadora na sociedade.

Afinal, por este motivo, vem crescendo a necessidade da sindicatura mais reconhecida e valorizada. Pois atualmente o síndico tem que ter um conhecimento multidisciplinar e de multicompetência frente a complexidade da sua função.

Entretanto, ainda não existe uma conscientização no ambiente condominial, deste papel extremamente importante do síndico que representa esta coletividade.

Representatividade perante participação

Por fim, somente através da participação, união e cooperação dos síndicos, da troca de conhecimentos e o compartilhamento de novas visões, frente à esta transformação que está ocorrendo, que irá crescer a representatividade desta comunidade.

Certamente proporcionando a devida visibilidade da importância da participação dos condôminos na escolha do representante legal e qualificado para administrar o condomínio.

Afinal, a partir deste movimento de representação dos síndicos, que a valorização e qualificação desta função acabará sendo vista e reconhecida pela sociedade como um todo. Assim, transformará o ambiente condominial.

A união de ideias, valores e conhecimento deve ser praticadas em todos os sentidos da vida, para que todos possam compartilhar de seus benefícios, trazendo resultados para o bem maior.

“Se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir longe vá em grupo”.

Retrato da Nara Regina da Silva, autora do artigo "Representatividade dos síndicos"

Naira Regina da Silva – Síndica Profissional (Certificado Síndico 5 estrela0s e Presidente da Assosindicos-RS

Banner Construlek

Quais são os vilões do consumo de energia nos condomínios e as alternativas sustentáveis que podem ser adotadas? Saiba mais.

QR Code é uma realidade no mundo condominial? Descubra.

E mais: Arquitetando o condomínio ideal

Também: A auditoria e consultoria condominial on-line veio para ficar?

Condomínio pode proibir locação por Airbnb? Confira.

Confira também nossos vídeos no CondTV – Condomeeting