A princípio, quando se fala em sustentabilidade, acessibilidade, cidades conectadas e inovação, a CONDOCASA é um case de sucesso.
Por isso, foram convidados a participar do Rio Innovation Week 2022 a arquiteta e CEO do projeto, Mirian Rodrigues, e o criador do Smart School e especialista em Smart City, Alexandre Henrique Saito.
Considerado o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, a 2ª edição do Rio Innovation Week ocorreu entre os dias 8 e 11 de novembro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro/RJ.
A dupla foi convidada a representar Balneário Camboriú e participou da Arena Sociedade 5.0. Seu palestrante era o empreendedor Alan Chaves, que formou um time de profissionais para debater e repensar esta nova era da sociedade.
Além da arquiteta Mirian Rodrigues, do diretor de Inovação e Tecnologia Alexandre Saito e do palestrante e empreendedor Alan Chaves, o time também era formado pelo CEO O’Nacif Tecnologia, Diogo Nacif; a CEO & Founder Colher de Chá de Noivas, Manoela Cesar; a Diretora do TERRA, Adna Fischmann; o vice-presidente do Instituto Niemeyer, Thiago Sanderson; a CoFounder Morena Andrade Atelier, Alzira Andrade; e o CEO do querovoar.net, Daniel Sena.
____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- O mito jurídico da taxa condominial
- Aspectos jurídicos de obras e reformas em condomínios
- Mudança na legislação coloca em risco direitos de propriedade de condôminos
- Assessoria técnica de engenharia nos condomínios
- Princípio 90/10 aplicado à vida do síndico
____________________________________________________________________________________________________
A CONDOCASA
A Condomeeting – Agência de Comunicação e Negócios Condominial desenvolve a área condominial em Balneário Camboriú, cidade conhecida por seus enormes edifícios.
Justamente pela cidade ser um acelerador da inovação, a Condomeeting lança a CONDOCASA, espaço que representa e conecta arquitetos, engenheiros e síndicos.
“A CONDOCASA é criada com base no conceito de Smart City, visto que ela é uma casa que reúne ideias inteligentes e inovadoras. A saber, são mais de 60 empresas fazendo parte deste ecossistema, com soluções desde lavanderia compartilhada e estação de carro elétrico, até captação de água da chuva e piso drenante”, explica Mirian.
Além disso, a arquiteta comenta que tem sido um desafio enorme, pois é a primeira casa com este conceito no Brasil. Entretanto, é uma honra representar a área condominial.
“Quando falamos em acessibilidade, vale lembrar que 50% da população têm algum tipo de necessidade especial [idosos, crianças, deficientes, cadeirantes]. Em dias de chuva, as calçadas ficam escorregadias, o que gera insegurança. Por isso, na CONDOCASA instalamos o piso drenante, que traz segurança e, por exemplo, os cadeirantes não sujam as mãos. Além disso, os paratletas da cidade aprovaram”, finaliza.
Smart School
O idealizador do projeto, Alexsandre Saito, explica que o Smart School é um projeto de acessibilidade e inclusão digital voltado a crianças da periferia ou com deficiência.
Em seu discurso no palco do Rio Innovation Week, Alexandre começa:
“Tem uma citação de Rita Mae Brown que diz: ‘Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes’. Por isso, acredito que a Sociedade 5.0 não deve permanecer insana e, sim, deve levar o acesso a tecnologia as comunidades mais carentes e instituições que necessitam”.
E ainda complementa: “Sociedade 5.0 não é apenas sobre sustentabilidade, mas também sobre acessibilidade”.
Sobre o Rio Innovation Week
A Sociedade 5.0, que coloca o ser humano no centro da inovação e da transformação tecnológica, foi base de 50 painéis com mais de 100 palestrantes na Arena Sociedade 5.0, de curadoria da Mica Arquitetura, na 2ª edição do Rio Innovation Week.
A agenda levou temas como, por exemplo:
- Smartcities e Mobilidade Humana – Vantagens competitivas das Cidades Inclusivas e Saudáveis;
- Impactos da Indústria 5.0;
- VLTização e o Uso de Dados para a Mobilidade Urbana;
- Emprego de drones pelo governo;
- Blockchain, Gestão e Segurança da Informação;
- Ressignificação do conforto e experiências tecnológicas no mercado corporativo e em espaços coletivos;
- Possibilidades da tecnologia 5G para o setor público;
- Conexões para o futuro: o Parque Tecnológico da UFRJ como laboratório vivo;
- Baía Reinventada da Guanabara: Integração e Inovação de Usos por Commodities Primárias, entre outros.
Por fim, o evento trouxe no time de palestrantes nomes como Steve Forbes, presidente e editor da publicação Forbes; Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden; Dan Cockerel, VP da Disney; e Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício.
Lanume Weiss | Redação Condomeeting