‘Você está preparado?’
Antes de mais nada, sabemos que pandemia acelerou as mudanças do mundo e que mais do que nunca teremos que nos adaptar a um novo normal. No entanto, algumas ações caracterizadas como “novo” , não são tão novas assim.
De antemão, o que ocorre é que por muito tempo, houve uma negativa por parte de alguns profissionais de se adaptar às novas tendências e necessidades do mercado.
Habilidades essenciais do síndico
Assim, apesar do título desse artigo ser “O Síndico do Futuro”, os assuntos que vamos tratar aqui, já são de extrema necessidade para o presente, e também se fizeram bastante necessários no passado.
A saber, o Fórum Econômico Mundial, que é um encontro anual entre líderes, economistas, empresários e investidores, listou em 2016 dez habilidades essenciais ao dito profissional do futuro.
Daí, o interessante é que as habilidades listadas, não dizem respeito às habilidades técnicas (hard skills), todas elas são relacionadas as habilidades comportamentais (soft skills).
Os pilares do conhecimento
Rigorosamente falando, acontece que no universo condominial, muitos síndicos apenas se fortaleceram na busca pelo conhecimento técnico. O conhecimento, que em minha humilde percepção, ensina três pilares:
– O que fazer: cumprir e fazer cumprir a convenção regimento interno, leis e normas.
– Por que fazer: geralmente ligado a responsabilidade civil , criminal, tributária e tantas outras ligada à função de síndico e
– Quando fazer: que também está intimamente ligado ao que rege a convenção, regimento interno , leis e normas.
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Habilidades comportamentais
Ou seja, embora as habilidades técnicas sejam primordiais, são as habilidades comportamentais que ditam os resultados, são elas as responsáveis pelo “como fazer”, são elas as responsáveis por nos fazer alcançar a tão necessária assertividade.
Por exemplo, eu estou síndica há quase 8 anos, e por vivenciar tantos desafios e estar atenta às tendências do mercado, que possuem por propósito gerar maior qualidade de vida, listo a seguir algumas habilidades que considero essenciais para o chamado “Síndico do Futuro”:
O Síndico do Futuro é estratégico
Logo, é sabido que em toda organização, há três níveis de administração, sendo eles: Estratégico, Operacional e Tático. Cada nível possui a sua forma de ação e atuação para que a organização siga as diretrizes e alcance o resultado esperado.
Nesse sentido, nos condomínios, isso não é diferente ! Os condôminos e moradores são os clientes e o síndico é quem desenvolve as estratégias para que junto à equipe de trabalho, as expectativas e necessidades sejam atendidas com excelência.
Síndico estratégico
Portanto, ocorre que muitos síndicos, ainda não compreenderam o seu papel de líder e representante daquela comunidade e por este motivo não se posicionam no nível estratégico.
Em síntese, o síndico estratégico é aquele em que o foco está voltado para a gestão, novas soluções, otimização e gestão do tempo, liderança por exemplo e visão de futuro.
Enfim, ele sabe delegar, e o seu propósito está em compreender e atender com excelência e dentro dos princípios legais as expectativas dos condôminos.
O Síndico do Futuro tem o aprendizado contínuo como estilo de vida
Definitivamente, como síndicos somos multidisciplinares e precisamos sim, saber um pouco de tudo. Afinal, é impossível, na nossa função, atrofiar o conhecimento, pois caso isso aconteça, estaremos abrindo mão da qualidade e da assertividade.
Ocasionalmente, muitos confundem ter conhecimento multidisciplinar, com atuar de forma multidisciplinar. Porém, como dito nas considerações anteriores, delegar faz parte do ser estratégico.
Conhecimento multidisiplinar
Logo, o síndico não é aquele “faz tudo”, e sim aquele que respeita suas limitações, sabe “quando” e “para quem” delegar e acima de tudo valoriza o conhecimento e a expertise dos especialistas, colaboradores e parceiros.
Desse modo, ter conhecimento multidisciplinar, diz respeito àquele síndico que tem prazer em aprender algo novo, que está sempre se atualizado, que sabe que errar faz parte do processo e que o princípio de tudo é “fazer melhor a cada dia”.
Então, como bem disse o pensador norte-americano Alvin Toffler : “O analfeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”
O Síndico do futuro é apaixonado por problemas
Afinal, resolvemos problemas o dia todo, todo dia, não é mesmo?! Pois é, esse é o nosso diferencial: somos a solução !
Acresce que, muitos e inúmeros estudos de instituições renomadas garantem que as máquinas irão substituir muitos postos de trabalho; elas serão responsáveis por desenvolver todo trabalho operacional.
No entanto, nenhum estudo até o momento, conseguiu comprovar que elas serão capazes de ter consciência, pensar de forma crítica e se relacionar de forma empática com as pessoas.
Conhecendo os fornecedores
Atualmente, se você falar “Ok Google” e pedir uma lista de fornecedores para resolver um problema específico no seu condomínio, ele te fornecerá isso em questões de segundos, mas, ter o feeling de qual entre eles é o mais adequado, e qual a melhor forma de intervir no problema, requer habilidades que só são adquiridas através da experiência e da vivência humana.
Não raro, cada condomínio possui as suas particularidades e não há uma receita de bolo que nos ajude a resolver os problemas dos condomínios de uma única forma, por este motivo, o síndico do futuro, compartilha vivências, prática o network , faz análises, cria cenários e consegue tomar uma decisão assertiva, raciocinando com foco no resultado.
O Síndico do futuro investe nos relacionamentos
Conforme já disse outras vezes e novamente destaco “Condomínio não é estrutura física, condomínio são pessoas”, e o síndico do futuro entende e valoriza essa premissa.
Por isso, a gestão que se preocupa com a excelência da manutenção, segurança, respeito a convenção e ao regimento interno, respeito ao código civil , leis e normas, no final ela está se preocupando e se dedicando em cuidar de vidas, cuidar de pessoas.
Em suma, o síndico que tem o foco nas pessoas, investe na comunicação, investe na empatia, na escuta ativa. Investe em ter tempo para o que prioridade !
Foco nas pessoas
Logo, o síndico que tem foco em pessoas é adepto às tecnologias, e usa cada uma delas a favor da promoção do bem estar, comodidade, valorização do patrimônio e qualidade de vida.
Assim também, o síndico que tem o foco em pessoas, pratica o autoconhecimento, a inteligência emocional, a resiliência.
A arte de investir nos relacionamentos, pode ser resumida em uma simples e grandiosa frase de Murilo Gun: “O diferencial do ser humano no futuro será, ser humano”.
Por fim, o síndico do futuro é aquele que investe nas softs kills, é aquele que possui coragem de se reinventar. Como bem disse Mário Sérgio Cortella: “A sorte segue a CORAGEM” e “Coragem é preparo e não mera disposição eufórica.”
Letícia Duarte | Síndica Profissional – Idealizadora do @Entre Síndicos e @Síndicos de Coragem