‘A influência dos arranha-céus no crescimento da cidade e do turismo’.
Antes de mais nada, a cidade dos mais altos arranha-céus. Para quem pensa que os turistas visitam Balneário Camboriú só por causa das praias e suas belezas naturais, está enganado.
Acima de tudo, o que chama a atenção dos visitantes sem sombra de dúvidas são os prédios mais altos do Brasil. Dos 10 maiores prédios do país, 9 estão concentrados no município.
Além disso, se você pensa que as obras pararam nos 280 metros das torres gêmeas YachtHouse e do edifício One Tower, ainda tem:
234 do Infinity Coast; 230 metros do Boreal Tower; 215 metros do Phoenix Tower; os 211,15 metros de altura do Vitra; 176 do New York; 190 metros do Epic Tower; e de inúmeros outros já entregues acima de 150 metros.
Portanto, aguarde para conhecer novos empreendimentos que passarão dos 100 andares. A saber, o Triumph Tower, que será a maior torre residencial da América Latina.
Ainda, na lista das novas obras estão o Edifício Tonino Lamborghini Residences e ainda o Fischer Dreams, que será o último Home Club construído num terreno grande na beira mar, com 62 metros de frente, com mais de 7 mil metros de área de lazer. E a maioria desses prédios se concentram na Barra Sul.
Em outras palavras, as próximas décadas de Balneário Camboriú serão de aceleramento na construção civil, com planejamento e investimentos como reurbanização da orla da Avenida Atlântica, com a ampliação do passeio para 20 metros e a faixa de areia para 70 metros de largura.
Novas obras e novos investimentos no urbanismo
Rigorosamente falando, o crescimento da construção civil vem evoluindo muito em Balneário Camboriú e com isso, além de contribuir para o desenvolvimento da cidade, com novos investimentos em obras públicas, agrega novas tecnologias aos condomínios novos.
Isto é, para o engenheiro Civil Jeferson Cherobim, “essas obras como avenidas novas, viadutos, revitalização da orla da praia, são essenciais e fazem parte da viabilização de novas construções, por parte do poder público, com investimentos das grandes construtoras.
Daí, Jeferson destacou ainda que para ser considerado um arranha-céu, “a edificação precisa ter acima de 150 metros de altura, e de 40 andares.
Atualmente, temos 6 prédios sendo construídos em Balneário acima de 200 metros de altura. E até 2022 devemos romper a barreira dos 300 a 500 metros de altura”.
E o obelisco interfere na soma dos metros de altura de um edifício?
De fato, na grande maioria dos prédios fora do Brasil o obelisco conta na altura total como por exemplo o Burj Khalifa. Localizado em Dubai é o mais alto do mundo com 828 metros de altura, uma verdadeira cidade vertical.
E suma, só o obelisco contém 140 metros de altura. O Burj tem mais que o dobro da altura do Empire State Building e quase o triplo do tamanho da Torre Eiffel.
Por exemplo, para se ter uma ideia de quão alto ele é, o Empire State Building, edifício mais alto de Nova York tem 102 andares e 443 m de altura.
Logo, ele manteve-se como o edifício mais alto do mundo por quase 40 anos, desde a sua conclusão, no início de 1931.
Ainda mais, e passando de um quilômetro de altura está o Kingdom Tower, que está sendo construído na cidade de Jidá, no Oeste da Arábia Saudita.
Referência no mercado imobiliário
Naturalmente, grandes edifícios são referência no mercado imobiliário com apartamentos sofisticados e de luxo, atraindo moradores e investidores de todo o Brasil e outros países.
Em conclusão, Balneário Camboriú tem o terceiro metro quadrado mais caro do país. O que justifica as apostas na compra de imóveis de alto padrão.
Quer dizer, outras inovações tecnológicas também estão sendo empregadas nessas edificações através da implantação de diferenciais sustentáveis que vão desde o processo construtivo até os procedimentos adotados durante a vida útil do imóvel como:
- Fachada de concreto aparente e dry wall,
- Tomadas para carregamento de carros elétricos
- Reaproveitamento de água da chuva,
- Gestão de resíduos
- Elevadores inteligentes e com sistema que consomem menos energia
- Modernos sistemas de ventilação dos apartamentos
- Jardins suspensos e telhado verde
- Sistema de energia fotovoltaica e térmica, dentre outros.
Assista no CONDTV entrevista exclusiva com Jeferson Cherobim do JC Drones, que tem mais de 67 mil inscritos no seu canal no Youtube FALA JC.
Veja também:
Acesse https://condomeeting.com.br/mandado-de-busca-e-apreensao-nos-condominios/
Conteúdo: https://condomeeting.com.br/o-sindico-profissional-e-a-sua-forma-de-contratacao/
Acesse: https://condomeeting.com.br/sindico-como-esta-a-documentacao-de-preventivo-contra-incendio-em-seu-condominio/
E mais: https://condomeeting.com.br/eficiencia-energetica-para-condominios/
Assista o video: https://condomeeting.com.br/cidades-inteligentes-e-os-condominios/
Inadimplência no seu condomínio? https://www.youtube.com/watch?v=fWwVGlnbxSU&list=PL-HiuLhu8Vkh9ODS8M_AGyADGPJI2bolM&index=6&t=26s
Dúvidas? https://condomeeting.com.br/inspecao-e-durabilidade-das-edificacoes/?_thumbnail_id=4871
Também acesse os vídeos do Portal Condomeeting