Os ventos de 148 km/h registrados nesta quarta-feira (10) na região sul do país se tratavam de um ciclone. A princípio, muitas residências, comércios e locais sofreram com a força deste fenômeno da natureza. Porém, o maior empreendimento da América Latina, o Yacht House, possui um sistema de amortecimento pensado justamente para essas situações, garantindo a segurança dos residentes.
E como é possível que um prédio de 281 metros de altura não sofra com fortes rajadas de vento? Continue lendo este artigo para descobrir!
_____________________________________________________________________________________________________
Talvez você tenha interesse:
- Vício construtivo: de quem é a obrigação de notificar a construtora?
- Crianças podem circular sozinhas em elevadores?
- Síndicos em início de carreira e os desafios da gestão
- Agressão verbal e física à funcionário do condomínio
- O que fazer em caso de vazamento no condomínio?
_____________________________________________________________________________________________________
Yacht House e o Outrigger
Pela primeira vez utilizado em empreendimento residencial no Brasil, o Outrigger garante amortecimento superior ao exigido em edificações.
Isso mesmo, a construtora Pasqualotto & GT pensou em cada detalhe. O sistema de contravento Outrigger amortece o impacto do vento no prédio. Desta forma, quem está dentro mal sente a movimentação.
O sistema está instalado em concreto armado nas duas torres do Yacht House, nos pavimentos 30 e 53, com o volume três vezes maior ao dos andares em comum. Assim, é possível garantir conforto e solidez.
Antes de tudo, o projeto recebeu ensaios laboratoriais do túnel de vento, feitos na Inglaterra pela B.R.E e no Canadá pela RWDI. Ainda mais, o empreendimento passou por minuciosos testes na fachada.
O resultado foi uma aprovação da pele de vidro com notas acima das exigidas pelas normas de regulamentação. Ou seja, o Yacht House é bem seguro.
Sobre o Yacht House
Arquitetado pela empresa Pininfarina e construído pela Pasqualotto & GT, o Yacht House é inspirado no luxuoso universo náutico. Por isso, foi planejado para contemplar o mar da Praia Central de Balneário Camboriú.
O empreendimento é composto por duas torres de 81 andares e 281 metros de altura. Assim, são dois apartamentos por andar, cinco elevadores por torre, dois helipontos homologados e 10.000 m² de área de lazer.
Iniciada em 2012, a fundação conta com 925 estacas, totalizando aproximadamente 1.125 toneladas de aço. Como resultado, a obra está nas etapas finais e será entregue ainda este ano.
A título de curiosidade, Neymar, Luan Santana e Sorocaba adquiriram um apartamento nesse grande empreendimento… E você, também gostaria de viver nas alturas?