A forma como nos relacionamos (relacionamento interpessoal), como dividimos o nosso conhecimento (qualificação técnica), como falamos (comunicação verbal) e como agimos (comunicação não verbal) oferece condições para que os outros nos avaliem. Comunicação: um fator de impacto na carreira condominial.

Tenha certeza que o modo como responde, se omite, afirma ou nega, atende e retribui, formam a sua reputação. Isto é, a opinião que os outros têm a seu respeito.

Portanto, ter a habilidade de comunicação, ou seja, uma competência de oratória,  retórica, capacidade de se comunicar de uma maneira assertiva, coerente, lógica e uma conduta que faça com que as pessoas entendam, ajuda na melhora dos relacionamentos interpessoais e profissionais, qualifica as tomadas de decisões e contribui no fechamento de negócios.

_____________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_____________________________________________________________________________________________________

Por que existem tantos conflitos em condomínios?

Porque não há uma comunicação assertiva com frequência.

Como resolver isso?

Praticando a convivência e ouvindo quem pensa diferente de nós. Respeito é educação, prática e repetição.

Sabe qual o jeito mais eficaz de você resolver problemas com condôminos, fornecedores, colaboradores e de fechar negociações para novos condomínios?

A boa e velha conversa, mas, óbvio, de um jeito estruturado, claro, objetivo, ético e congruente. Em suma, a maioria das pessoas estão mais interessadas no que elas mesmas têm para falar do que no que o outro tem para dizer. Portanto, quando o outro fala ele cria mais interesse no assunto que você está apresentando.

Então, permita que ele exponha seu problema e vá fazendo perguntas abertas para que possa compreender o sentimento gerado por essa dificuldade e também entender as necessidades dele, isso faz com que se sinta importante, cria uma conexão entre vocês e nesse ambiente fica mais fácil de conseguir com que preste atenção no que você tem para falar.

Comunicação: um fator de impacto na carreira condominial

A boa comunicação é uma habilidade comportamental e relacional valiosa que traz benefícios a sua gestão, carreira e também ao seu negócio, por isso, que empresas de todos os portes sabendo da importância dessa competência tem buscado desenvolver essa soft skills em seus colaboradores através de treinamentos.

Finalizo com uma sugestão: observe como tem se comportado, como vem se comunicando. Afinal, esses são um dos fatores para os resultados que você tem hoje na sua carreira de Síndico Gestor Condominial e caso não esteja satisfeito, aprimore-se!

Portanto, a comunicação eficaz diferencia e destaca o profissional no mercado. Um abraço e uma pitada de sorte!

Denise Gensas

Consultora e estrategista de carreira, especialista em desenvolvimento e aceleração de carreira para Síndico Gestor Condominial. Idealizadora e coordenadora do Síndico Profissional Talks. Diretora de Planejamento e Capacitação da AssosíndicosRS. @denisegensas