Em recente decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, foi dado provimento ao Agravo de Instrumento interposto por um casal de condôminos que necessitava realizar obras em seu apartamento.

O recurso interposto acatava decisão de indeferimento ao pedido liminar proposto na inicial, que pretendia autorização para continuar a obra, vedada pelo Síndico.

O fundamento dado pelo Juiz de primeira instância em sua decisão era, a prevalência do interesse da preservação da saúde da coletividade condominial, sobre os interesses dos Autores.

As obras foram de emergência

Primeiramente, o recurso interposto reiterou os argumentos expostos na inicial, ou seja, os ‘Autores são idosos‘ estão realizando obras no apartamento por necessidade de saúde, pois atualmente residem em uma casa com 3 andares e há recomendação médica para evitar escadas. Em segundo, além dessas necessidades, constou no processo que venderam a casa, com prazo para entrega do imóvel ao comprador para data próxima.  

Sendo assim, além de repetir os argumentos expostos na inicial, o recurso também questionou os fundamentos principais da decisão do Juiz, pois apesar de haver um risco potencial à saúde da coletividade, há uma necessidade concreta em razão da saúde dos Autores.

Portanto, uma vez demonstrado no processo que a obra prosseguirá com todos os cuidados de saúde e proteção – tanto dos funcionários envolvidos quanto dos condôminos – foi dado provimento ao recurso, permitindo a continuidade da obra, observando a obrigatoriedade de seguir todos os cuidados necessários.

https://www.karpat.adv.br/tj-sp-permite-continuidade-de-obras-em-apartamento-de-casal-de-idosos/  – Agravo nº 2098717-18.2020.8.26.0000

Dr. Alfredo Pasanisi é sócio e Coordenador Jurídico da Karpat Sociedade de Advogados. Especialista em direito imobiliário e questões condominiais. 

Acompanhe nossas redes sociais:

@condomeeting

@revistasoaquicondominios

Ver mais matérias condominiais: https://condomeeting.com.br/gestao-mais-humanizada-e-pacificadora/

Nossos vídeos no youtube condomeeting: https://condomeeting.com.br/saiba-como-fazer-a-desinfeccao-preventiva-das-areas-comuns-do-condominio/

Nossos vídeos no canal condtv.com.br – https://www.youtube.com/watch?v=TiSRB0fHLgo&t=129s

Veja Também esse Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EK0JSxh1UcQ&t=757s

E mais: https://condomeeting.com.br/impacto-da-norma-inspecao-em-edificios/