Manutenções em prédios antigos + Responsabilidade do Síndico

Desde já, quando se aborda a manutenção dos prédios antigos, é de conhecimento de todos que as responsabilidades do Síndico mudaram muito após os ajustes no Código Civil, artigo 1348.

A saber, as Normas implantadas pelos órgãos municipais e estaduais, tais como a Declaração de Manutenção de Sistema de Proteção e Pânico (Corpo de Bombeiros), Declaração de Regularidade Sanitária (EMASA), Laudo Técnico de Vistoria Predial (Prefeitura de Balneário Camboriú) exigem maior atenção na gestão do Condomínio.

Como o Síndico deve proceder

Diante disso, o síndico deve adotar um planejamento rígido para nortear as ações a serem tomadas.

  • Contratar profissionais especializados com experiência em cada área para elaboração de laudos;
  • Estabelecer as prioridades nas obras mais urgentes que colocam em risco a segurança dos moradores e da edificação;
  • Convocar uma AGE para eleição de uma comissão de obras, com integrantes comprometidos e autonomia para tomada de decisões.

Ao mesmo tempo, o sindico também deve contratar um profissional para acompanhar todo o processo desde a triagem das empresas executoras, fiscalização dos trabalhos e elaboração de diários de obras para posterior prestação de contas.

Em suma, é imprescindível pesquisar a idoneidade financeira e capacidade técnica das empresas contratadas.

Áreas priorizadas pela comissão de obras no Maxim

 Logo, após a avaliação dos laudos emitidos pelos Engenheiros, a comissão de obras, identificou 3 grandes problemas com o status URGENTE a serem resolvidos:

Instalações elétricas

Acresce que, por ser um condomínio de quase 40 anos, as instalações elétricas tiveram que ser revisadas. Foram substituídos disjuntores do quadro de medição, rede de alimentação, além da aquisição de um grupo gerador para abastecer as áreas comuns.

Instalações hidráulicas

Ainda, fizemos a substituição de todas as conexões de PVC por cobre, junto às válvulas redutoras de pressão, afim de se evitar sinistros futuros.

Então. com o foco na economia do consumo de água, contratamos uma empresa que apurou mais de uma centena de vazamentos, usando um geofone eletrônico. Tal ação proporcionou uma economia de quase 50% de economia na conta de água.

Sistemas de Impermeabilização e Recuperação estrutural

 Ocasionalmente, as manutenções nos sistemas de impermeabilização foram feitas, porém os síndicos anteriores, apesar do empenho e dedicação, não foram bem assessorados tecnicamente.

Em conclusão, em 2020, após a elaboração de um laudo de vistoria predial e contratação de um Engenheiro Civil, iniciamos os levantamentos dos problemas existentes e montamos as estratégias para definir as intervenções necessárias, o fluxo de caixa e os prazos de execução.

Como resultado, com o início dos trabalhos fomos surpreendidos com problemas estruturais causados, em grande parte, pelo acréscimo de carga promovido pelas intervenções anteriores.

Assim, foram necessárias mudanças técnicas significativas no meio do processo. Graças à coesão do time envolvido – Comissão de obras, Departamento Técnico e Síndico – conseguimos reajustar todas as estratégias de forma rápida e eficiente.

Manutenção dos elevadores

 Para esclarecer, por muitos anos tínhamos contrato de manutenção mensal preventiva com empresa multinacional, praticando preços abusivos nas peças de reposição.

De fato, estávamos carentes de um atendimento técnico de qualidade e agilidade. Prospectamos no mercado uma empresa ética e comprometida, que atenderia nossas necessidades.

Então, encontramos na A4 Elevadores um atendimento muito ágil, eficiente tecnicamente, na solução dos problemas, gerando segurança e satisfação aos condôminos.

Roberto Kunrath

Síndico do Edifício Maxim

Balneário Camboriú

Manutenção dos elevadores
Manutenção em prédios antigos

Veja também:

Acesse: Princípio de incêndio dentro das unidades

Conteúdo: O ‘SÍNDICO PROFISSIONAL’ E A SUA FORMA DE CONTRATAÇÃO

Acesse: Síndico como está a documentação de preventivo contra incêndio em seu condomínio?

E mais: Eficiência Energética para Condomínios

Assista o videoMitos e verdades sobre projetos e obras de FACHADAS

Também acesse os vídeos do Portal Condomeeting