Recomendações da Auditoria Contábil Condominial para a previsão orçamentária’.

Antes de mais nada, o ano começou e com ele as Recomendações da Auditoria Contábil Condominial para a previsão orçamentária.

Acima de tudo, acreditamos que ampliamos nossas análises com relação à questões como:

Por exemplo, o bem estar e uma melhor experiência do condômino no Condomínio. E com isso, observar como estão sendo compostos os desembolsos para o rateio das despesas, o que para a composição de uma quota condominial justa, é imprescindível.

Necessidades X Interesses do condomínio

A saber, a previsão orçamentária de 2021 pode contemplar parte dessas necessidades, juntamente com os planos de ação. E como resultados, investimentos para novos projetos e benfeitorias.

Além disso, para esclarecer preparei para você que acompanha esta coluna, algumas recomendações que concedemos para os clientes de Auditorias Preventivas:

De antemão, escreva (com base em indicadores, pesquisas, anotações) às necessidades X interesses do Condomínio e dos Condôminos para o próximo ano, que em grande parte podem ser diferentes de 2019 e 2020;

Assessoria Jurídica e os Contratos de Prestadores de Serviços

Daí, analise todos os contratos com prestadores de serviços, e consulte a assessoria jurídica especializada em condomínios para a verificações de cláusulas de (garantias, rescisão, prazo, reajustes);

Portanto, revise os pareceres técnicos e laudos que foram contratados em 2020, bem como o Manual do Síndico (para empreendimentos novos), e as prioridades de manutenção, conservação, reformas e benfeitorias para 2021;

Em síntese, não componha a estimativa de reajustes com folha de pagamento e energia elétrica somente pelos índices;

Sustentabilidade e Tecnologia

A princípio, o Gestor Condominial deve estar atento às transformações oriundas da tecnologia e, sobretudo, dos aspectos voltados para a sustentabilidade.

Além disso, verifique quais ações das áreas Ambiental, Social e Governança – ASG ou ESG (Environment, Social, Governance), o Condomínio poderá adotar para obter reduções em determinados desembolsos.

Ainda por cima, isto modificará a composição do valor da Quota Condominial, como:

FATORES AMBIENTAIS

Por exemplo, a eficiência energética; redução do consumo da água; gestão de resíduos; horta.

Como resultado, aqui em Salvador recomendamos o (IPTU Verde, IPTU Amarelo-para redução do IPTU) e Vale Luz da Coelba e Tarifa Branca (para redução de energia).

FATORES SOCIAIS

Da mesma forma, consulte os relatórios que abordam o aumento dos conflitos e de ações judiciais, para verificar a composição na Previsão Orçamentária do profissional de Mediação de Conflitos.

Afinal, servirá para acompanhar problemas com Comunicação/Relação do Síndico Eleito X condôminos/ Violência nos Condomínios). Além dos investimentos em SST; LGPD; Capacitações.

FATORES DE GOVERNANÇA

Em suma, Controles Internos x Documentação proba (confiável); Autorização de Gastos; Estrutura de transparência; Formação de Comitês, Comissões; Independência/Ações do Conselho Fiscal e Monitoramento da Prestação de Contas.

Certamente, que neste ano de 2021 possamos ser agentes de Governança Condominial, cuidando do que mais importa: as pessoas.

Michele Lordêlo

http://grupolordelo.com.br/o-grupo-lordelo/

CEO do Grupo Lordêlo; Trabalha com Auditoria para Condomínios desde 2004; Conselheira do CRC-BA; Doutora em Educação e Idealizadora de 6 Cursos On-line do “Programa Capacitar”.

Michele Lordelo
Michele LordeloRecomendações da Auditoria Contábil Condominial para a previsão orçamentária de 2021

Veja também:

Acesse A Bússola da Supervisão Condominial

Saiba sobre: O apartamento do futuro

Acesse: Síndico como está a documentação de preventivo contra incêndio em seu condomínio?

E mais: Arquitetura e SustentabilidadeEficiência Energética para Condomínios

Assista o video: Mitos e verdades sobre projetos e obras de FACHADAS

Também acesse os vídeos do Portal Condomeeting