Se você síndico, está em dúvidas entre Portaria Remota e Portaria Presencial, é importante a contratação de uma “Avaliação de Riscos de Segurança” com um profissional especializado, pois assim seu condomínio já começa conhecendo em detalhes as suas vulnerabilidades. 

O Coronel da Reserva da PM-SC, Fernando José Luiz, da 24Horas, esclarece que sua avaliação de riscos utiliza um modelo multi-critério denominado PSEC (Performance Security), que analisa as evidências coletadas no local e as organiza em Condições Estruturais & Tecnológicas, Sistemas de Segurança Eletrônica, Prestação de Serviços, e Gestão Geral da Segurança.

Seu modelo utiliza indicadores de desempenho e níveis de criticidade, e define a situação em uma escala de 0 – 100 pontos. O resultado é entregue aos representantes do Condomínio em forma de uma Matriz de Segurança, com as probabilidades e consequências de cada risco, assim como uma lista das recomendações técnicas para mitigação dos mesmos.

O projeto de segurança do Condomínio deve usar essas informações para ter sucesso, complementa Marcos Fernandes, sócio responsável pela expansão Sul da Atende Portaria.

Investir a Economia X Redução da Taxa Condominial

Outra etapa importante nessa análise é o financeiro, por isso a necessidade de ter o histórico e projeção dos gastos (despesas e investimentos) do condomínio, relacionados ao funcionamento da Portaria e a Segurança. 

O interessante é que muitos condôminos nem sabem o seu gasto com porteiros e nem que essa “comodidade” traz muitas “vulnerabilidades”, além do fato desse custo-benefício piorar em função das demandas trabalhistas.

Já a Portaria Remota bem implantada e executada, tem conseguido endereçar as vulnerabilidades e liberado recursos para manutenção, modernização, novas facilidades entre outras necessidades.

Condomínios que implantaram com sucesso a Portaria Remota, e que estão em um patamar adequado às necessidades dos seus moradores, podem optar por reduzir suas taxas condominiais. Um caminho bem mais desafiador é o de evoluir para a Portaria Autônoma, onde as despesas futuras podem ser ainda mais reduzidas.

Segundo profissionais de locação e vendas de imóveis, uma taxa condominial mais alta até desvaloriza o patrimônio dos condôminos (Leia Condomínio mais caro reduz valor do aluguel – O Estado de S. Paulo, Brasil, 18 de fevereiro de 2019).

Concluindo, você entende os benefícios mas ainda não decidiu avaliar a oportunidade? Segue aqui uma leve provocação. Quem nunca teve um porteiro que faltou de surpresa e ficou com a sua portaria descoberta? Quem nunca pegou aquele porteiro de confiança dormindo, ou mesmo distraído?

Enfim, o porteiro É SIM, o elo de maior FRAGILIDADE na segurança do seu condomínio, pois afinal somos todos seres humanos. Ou seja, Processos e Sistemas Robustos operados de Centrais Blindadas, Contingenciadas e Supervisionadas 24h x 7 dias/semana da Portaria Remota Profissional, é comprovadamente bem mais seguro do que porteiros presenciais, e inclusive liberam recursos que, se bem aplicados, valorizam o seu condomínio.

Confira abaixo mais de nossos assuntos!

É Possível Votar Secretamente em Assembleia? 

Assista também nossos vídeos no canal do Condtv – Condomeeting