Você já se questionou o que cada um de nós viemos fazer no planeta Terra? Por que nascemos? Qual é o objetivo que eu, como ser humano, tenho aqui?

Essas e outras perguntas são importantes para nos levar a reflexão, antes de falarmos sobre relacionamentos. Muitas pessoas acreditam que estamos aqui somente para curtir os prazeres da vida, investir dinheiro na bolsa de valores, viajar, roupas de grife. Nada contra a tudo isso, só precisamos lembrar de ampliar nossa consciência, já que Deus nos deu a possibilidade de viver na terra.

Então, qual é o verdadeiro objetivo de estarmos aqui? A resposta é: EVOLUIR. 

Em outras palavras, a EVOLUÇÃO consiste em você passar de um lado para outro, gradual e progressivamente. A evolução pressupõe um estado inicial e final e no percurso, o indivíduo se desenvolve através do processo de superação. 

Onde o ser humano mais se desenvolve, é nos relacionamentos, portanto os locais propícios a isso, é no trabalho e no casamento, onde você vive a maior parte do seu tempo. Contudo, lembrando de que não podemos mudar o outro, o máximo que conseguimos, é mudar a si próprio. 

Um sábio disse:

“ASSUNTOS difíceis treinam a MENTE

EXERCÍCIOS difíceis treinam o CORPO

PESSOAS difíceis treinam o CORAÇÃO

TEMPOS difíceis treinam o ESPÍRITO”. 

Sobretudo, levando em conta as palavras deste sábio, quando nos relacionamentos, é o momento onde podemos treinar e deixar mais forte nosso coração e nossas emoções. Quando convivemos com pessoas desafiadoras, elas nos propiciam muitas oportunidades, como por exemplo, desenvolver a paciência, o amor ágape, compaixão, tolerância, o respeito pelas diferenças humanas, respeitar as opiniões diferentes, exercer o perdão e a gratidão.

_________________________________________________________________________________________________________________

Talvez você tenha interesse:

_________________________________________________________________________________________________________________

Quando convivemos com pessoas fáceis de se relacionar, nada disso acontece, portanto agradeçamos as pessoas desafiadoras, já que contribuem com a nossa evolução.

70% dos nossos problemas de relacionamento, são insolúveis, pois não depende de nós para a resolução do mesmo, já que depende do outro, da situação, das condições externas etc.

30% dos nossos problemas de relacionamento possuem solução, porque dependem somente de VOCÊ para solucioná-los.

Além disso, outro problema que enfrentamos nos relacionamentos, são as expectativas que depositamos no outro. Isto é, acreditamos que podemos mudá-lo, que o mesmo é nosso herói, é perfeito, que o outro atenderá as nossas necessidades.

Nunca em hipótese nenhuma, coloque expectativas no outro, pois a decepção é questão de tempo e no curto prazo você será o maior prejudicado e sofrerá já que a sua felicidade está na mão do outro.

Vamos fazer uma prática de reflexão?

  1. Pense numa situação desafiadora com alguém do qual você está vivendo.
  2. O que esta situação está te propiciando?
  3. Que oportunidades ela gera para o seu desenvolvimento?
  4. Estou com expectativas sobre esta pessoa? Se sim, quais?
  5. Onde tenho colocado o foco nesta relação, nos 70% ou 30%?
  6. Que competências eu quero desenvolver para aprender a lidar com esta situação?
  7. Que AÇÃO diferente e específica terei a partir de agora para solucionar esta situação?
  8. A partir de quando?
  9. O quanto de 0 a 100%, estou comprometido em fazer esta mudança acontecer?

Acima de tudo, Para fazer esta prática, esqueça as frases iniciadas por E SE…..
Além disso, e se o outro não me respeitar, e se o outro me maltratar, e se o outro não me ouvir, e se o outro não ligar para mim, etc. Então, simplesmente tenha a ação para mudar, sem se preocupar com o outro e com o e se….

Em conclusão, o mais importante é você iniciar a mudança, você terá surpresas quando esta ocorrer com o coração e amor sincero. Lembrar sempre que pessoas difíceis treinam o seu coração e você será o maior beneficiário desta mudança.

Mudar vale a pena.

Administrando Conflitos
Administrando Conflitos