A saber, em Balneário Camboriú existem em média 2,2 mil condomínios. Em meio a pandemia, os cuidados precisa ser redobrado em condomínios, em virtude do alto número de moradores. Por isso, a Condomeeting realizou uma pesquisa com o intuito de mostrar o panorama geral das ações contra a Covid-19 adotadas por síndicos do Vale do Itajaí.

Sobre a pesquisa

A princípio, a pesquisa foi realizada pela Condomeeting através da plataforma Google Formulário e foi respondida por cinco cidades do Vale do Itajaí, são elas: Balneário Camboriú, Camboriú, Florianópolis, Itajaí e Biguaçu. Destes, 94,3% moram ou trabalham em condomínios verticais.

Assim, a pesquisa ficou no ar por três semanas. Os resultados obtidos são preliminares, visto que a pesquisa não atingiu o número de entrevistados idealizado. Por isso, tem efeito qualitativo apenas.

Resultado da pesquisa

Quais medidas estão sendo tomadas para reduzir os riscos de contágio por Covid-19?

Em síntese, como resposta a primeira pergunta, a maioria dos entrevistados listou as medidas preventivas propostas pela Secretária de Estado da Saúde: uso de álcool em gel, distanciamento social e uso de máscara obrigatório.

Dessa forma, alguns síndicos responderam estão impondo restrições nas áreas de lazer. Por exemplo, em piscina, quadra de esportes e academia só são liberadas com horário agendado. Já o salão de festas está fechado para todos em alguns condomínios.

Assim também, é feita higienização dos elevadores, hall de entrada, áreas comuns, com cloro e lizoforme, por meio da zeladora.

Então, quanto aos cuidados básicos (uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social) 71,4% responderam que estão sendo respeitados pela maioria e 25,7% responderam que por todos. Aos que não estão respeitando, os síndicos aplicam advertência, notificação, orientação ou comunicação.

Houve por parte do condomínio um trabalho de divulgação e conscientização?

Isto é, seu condomínio distribuiu cartazes, folders, comunicados e diversos sobre conscientização da Covid-19? Nas respostas, 97,1% disseram que sim. Ainda mais, 88,6% dos síndicos responderam que o uso de máscara pelos moradores, visitantes e prestadores de serviço é obrigatório. E 100% disseram que disponibilizam álcool em gel em diversos pontos do condomínio.

Contudo, nem todos os moradores estão de acordo com as medidas adotas pelo condomínios. Dentre as respostas, 42,9% disse que os condôminos entendem e respeitam, 26,7% disse que a maioria está aceitando e 25,7% respondeu que estão questionando algumas medidas.

Consequentemente, alguns condomínios adotaram medidas diferenciadas no combate à Covid-19. Por exemplo, alguns síndicos estão usando tapete sanitizante e aplicativo para abrir portões. Um dos condôminos relatou que em seu condomínio a síndica disponibilizou assistência emocional aos moradores, além de acolher ideias expostas por todos.

Uso dos elevadores, da brinquedoteca e execução de obra

Então, em relação ao uso dos elevadores, 42,9% relataram que há limitação de usuários, 17,1% somente para uso individual e 11,4% disse que é a critério dos moradores. Quanto ao uso da brinquedoteca, alguns realizam agendamento com utilização máxima de 1 hora e higienização do local após o uso. Outros deixaram fechada.

Nesse sentido, o critério utilizado para realização de obras pelo condomínio é o seguinte: 51,4% somente as necessárias, 28,6% continua todas as obras e 17,1% apenas as emergenciais. Em relação às obras nas unidades privativas: 50% apenas as emergenciais e 38,2% apenas as reformas e melhorias.

Resultados positivos de Covid-19 no condomínio

Afinal, está havendo controle de casos nos condomínios? É preocupante ver que um dos síndicos respondeu que mais de 100 casos foram registrados em seu condomínio. Afinal, a saúde é responsabilidade coletiva.

Logo, quando o condomínio é informado de algum morador positivo, ele precisa tomar atitudes. Uma delas é a comunicação a outros moradores. A maioria dos entrevistados disse que a comunicação é feita através dos grupos no WhatsApp, sem identificação da identidade da pessoa e unidade.

Enfim, quais são as medidas adotadas contra a Covid-19 pelo seu condomínio? Compartilhe!

Confira pesquisa completa em anexo abaixo:

Retrato Lanume Weiss, autora do artigo "Covid-19"

Lanume Weiss – Assessora de comunicação Condomeeting

Banner Pormade

Você sabe qual é a importância da cobrança das cotas em atraso? Saiba mais.

Qual o cheiro do seu condomínio? Descubra o que é marketing olfativo.

E mais: Escada pressurizada e Gerador – Como funciona?

Quais são as penalidades legais ao inadimplente? Como lidar com isso? Confira.

Confira também nossos vídeos no CondTV – Condomeeting