Covid-19 X Demandas Condominiais

Devido ao atual momento de reclusão domiciliar das famílias em condomínios, por conta da infeliz realidade de pandemia que estamos a enfrentar, a realidade dos muitos condomínios é de lotação máxima. Algo que em situações normais não ocorreriam com tanta frequência, devido a opções de circulação de pessoas, viagens e etc.

Gerando necessidades de atenção as estruturas do patrimônio em questão. Sendo assim, os serviços de elaboração de Laudo de Inspeção Predial não devem ser interrompidos. Desta maneira, as obrigações do síndico de tornar o condomínio seguro para proteger os condôminos e o patrimônio, segundo o Art. 1.348, da Lei 10.406/2002 do Código Civil, tornam-se fundamentais.

Por conseguinte, os profissionais que realizarão as inspeções e testes, podem ter as suas vistorias intercaladas e não apresentam a necessidade de manter contato direto com os síndicos e moradores, evitando o contato social.

Tipos de inspeções

As inspeções em condomínios devem ser compreendidas como uma vistoria, que pode ser realizada através de testes com equipamentos, ou apenas através de verificações, avaliando o estado de conformidade de uma edificação.

Através das inspeções, será realizado a medição dos seus aspectos de desempenho, como o seu estado de conservação, segurança, necessidade de manutenção, utilização e operação, porém sempre observando às expectativas dos usuários. Deste modo, a vistoria influencia diretamente no estado de conservação e funcionamento dos condomínios, trazendo benefícios aos proprietários e moradores através de uma segura necessidade de reparos futuros.

Cronograma de Manutenções e Revisões

Considerando os laudos obrigatórios, os condomínios devem realizar e atender a um cronograma de revisões e/ou manutenções, conforme as normas técnicas e legislação vigentes. É de extrema importância que tudo esteja em dia, para cumprir com as exigências legais e através da necessidade de prevenir acidentes. As máquinas e equipamentos desgastam e quebram, as intempéries atingem as edificações integralmente. Sem inspeções prévias, o condomínio pode sofrer danos e prejuízos maiores.

Muitos itens nos condomínios devem ser observados como:

Muros, paredes, instalações (hidráulica, gás, elétrica, preventiva contra incêndio), controle de pragas, equipamentos de segurança, portões, piscinas e muitos outros. Tudo isso, com certeza, requer muito investimento, não sendo uma tarefa fácil e rápida possibilitar a soluções necessárias. Sendo assim, toda análise necessita de tempo, muito estudo, orientação de especialistas e planejamento.

Bruno Kurowski Soares

Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho

Contato: 47 99609.6735 / 48 99958.5105

Foto: Crea-Paraná

Acompanhe os projetos, vídeos e eventos no Instagram: @condomeeting

Siga a Revista Só Aqui Condomínios no Instagram: @revistasoaquicondominios

Veja nosso https://www.facebook.com/revistasoaquicondominios/ e https://www.facebook.com/condomeeting/

Confira outras matérias: https://condomeeting.com.br/

Leia ainda: https://condomeeting.com.br/e-os-custos-fixos-do-condominio/

Acesse outro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=s-0K1mhTdUM

ver mais matérias condominiais:https://www.egonoticias.com/economia-e-negocios/condominios/