Primeiramente, falando em mudanças, é sabido que 2020 mudou completamente a vida de toda população mundial. Para os condôminos não foi diferente – quais são as novas tendências nos condomínios durante a pandemia?

A princípio, a pandemia do novo Coronavírus continua fazendo mudanças, seja no dia-a-dia, no trabalho ou até mesmo nas residências das pessoas.

Dessa forma, no caso dos condomínios, as regras surgiram para ajudar a combater a propagação do vírus, além de continuar garantindo uma boa convivência entre os moradores, que atualmente tem passado mais tempo em casa, e também continuar atendendo as demandas que o condomínio já possui e as demandas que surgiram com o isolamento social.

Antes, algumas atividades eram feitas em ambientes externos, mas estão cada vez mais sendo procuradas dentro do próprio condomínio, como por exemplo, a academia.

Por outro lado, o ambiente que tem ganhado destaque e muito procurado pelos condôminos são aqueles em contato com a natureza, espaços para relaxar, já que a pandemia tem causado muito estresse e muita preocupação.

Por conta dessas mudanças todas, os condomínios tiveram que se adaptar a este novo momento, e se possível, oferecer estruturas mais completas e confortáveis aos moradores, como forma de ajuda-los a enfrentar essa situação, da melhor maneira possível.

Pensando nisso, confira a lista das novas tendências nos condomínios durante a pandemia:

Coworking

Naturalmente, muitas pessoas precisaram fazer o home office, e algumas delas tiveram problemas ou alguns empecilhos que acabaram atrapalhando.

Diante disso, alguns condomínios já aderiram o coworking, criando um espaço próprio para receber o morador que precisa de um local tranquilo para trabalhar.

Dessa forma, o morador não precisa nem se preocupar em adaptar um ambiente dentro de casa para trabalhar, o coworking oferece essa comodidade, que permita o uso de internet, e em alguns casos até possui sala para reuniões.

Lavanderia compartilhada

De fato, passar mais tempo em casa acaba fazendo com que as pessoas percebam que precisam de mais espaço, e talvez a lavanderia esteja ficando pequena em casa, então porque não o condomínio pensar em ter uma lavanderia compartilhada?

Por exemplo, neste local todos possam usufruir, além de desafogar esse espaço nas próprias unidades, além de ajudar na economia de água e dinheiro.

Tecnologia

A saber, especialistas relatam que durante a pandemia aumentou a busca por tecnologias, pois elas promovem maior comodidade nos condomínios.

Por isso, opções como biometria sem contato, reconhecimento facial e o QR Code para visitantes estão na lista dos mais procurados pelos condomínios, já que elas oferecem maior praticidade e segurança na entrada e saída dos empreendimentos.

Assim também, um outro item que tem ganhado destaque no âmbito tecnológico dentro dos condomínios são os armários inteligentes, pois facilita no recebimento de encomendas, sem contar que acaba sendo mais seguro durante esse período de pandemia, pois diminui o contato direto entre as pessoas.

Áreas para os pets

Em virtude ao aumento do número de animais de estimação nas casas dos brasileiros e com leis também favorecendo mais os pets do que antigamente, acabou fazendo com que os condomínios criassem ambientes nas áreas comuns voltados para os bichinhos de estimação, que são os ‘pet-friendly’.

Isto é, os novos condomínios estão já oferecendo esses ambientes, mas também existem condomínios antigos que estão reformando suas áreas e criando esses espaços.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Redação Síndico Legal – Toheá Ranzeti

Banner do Activity Elevators. "Novas tendências nos condomínios durante a pandemia"

Saiba mais: Frequentemente, o síndico quer contratar um prestador de serviço, porém não sabe decidir qual a melhor opção: MEI ou CNPJ?

Horta comunitária em condomínio? Saiba como fazer.

E mais: Coleta e descarte de óleos em condomínios

Acesse: A importância da convenção condominial

Também: Resolução de conflitos em condomínios

Confira também nossos vídeos no CondTV – Condomeeting