Primeiramente, já é sabido que, para uma boa gestão condominial, tem sido cada vez mais exigido o preparo e a profissionalização de Síndicos. É justamente nesse quesito de qualificação que foi originado a Certificação Síndico 5 Estrelas. Trata-se de um projeto inovador, uma necessidade que urgia para o segmento.

Isto é, idealizada pela empresa líder e mais respeitada na formação de Síndicos Profissionais do país, a Gábor RH, e validada e reconhecida pela principal Certificadora do Brasil, a Fundação Vanzolini, gerida pelos professores da Universidade de São Paulo (USP), não havia outro caminho que não a consolidação e o sucesso dessa certificação.

Contudo, mesmo tendo se tornado desejada e concorrida, a Certificação Síndico 5 Estrelas apresentava um importante limitador.

Dificuldade em fazer a prova presencial

Então, como as provas eram realizadas exclusivamente de maneira presencial, ainda que em três cidades (São Paulo, Florianópolis e Brasília), muitos Síndicos que gostariam de realizar a prova não a faziam pela impossibilidade de se locomover até essas regiões.

Dessa forma, embora sempre Síndicos de diversas cidades marcassem presença no exame, representando as cinco regiões do Brasil, 80% dos candidatos eram representantes dessas três cidades.

Porém, a Gábor RH organiza a prova semestralmente e, somados os cinco ciclos até aqui realizados, mais de duas mil pessoas já fizeram o exame. E, embora trata-se de um número expressivo de participantes, o índice de aprovação registrado é abaixo de 7%.

A prova virtual possibilita participação de diversos síndicos do país

Ou seja, este grau de dificuldade, inclusive, faz com que os Síndicos aprovados sejam reconhecidos como os principais Síndicos do país, transformando-se em referências em suas cidades. Atualmente, há Síndicos certificados atuantes em 31 cidades no país.

Por exemplo, dada a relevância da certificação, era preciso avançar um passo, de forma que mais pessoas, de todos os cantos e estados do Brasil, pudessem participar do processo. O passo dado foi realizar a prova da Certificação Síndico 5 Estrelas de modo online, o que foi feito recentemente, pela segunda vez consecutiva.

Nesse sentido, a certificação ganhou um aliado importante: o sistema de provas virtuais Indiano Mercer Mettl, considerado o mais seguro do mundo, possibilitando monitoramento completo de áudio e vídeo e da tela do computador, sendo 100% acompanhado ao vivo pelo fiscal.

Por esse modelo, toda a prova também é gravada e analisada pela inteligência artificial do sistema anti-cola.

Agora são 116 síndicos certificados

Após a realização do novo ciclo em janeiro de 2021, agora são 116 Síndicos certificados e que juntos administram aproximadamente 1.000 condomínios. Vale destacar, ainda, que esse número de condomínios cresce diariamente, com os Síndicos 5 Estrelas cada vez mais requisitados.

A saber, a site destinado ao contratante entrar em contato com os Síndicos certificados tem uma média de 25 requisições por mês, isso além dos contatos que chegam diariamente e diretamente aos Síndicos.

De fato, basta conversar com quem já alcançou a certificação para observar o salto na quantidade de oportunidades que se abrem. A Síndica profissional Priscila D’Onofrio é um exemplo desse salto: “Após a conquista da certificação, a procura ficou tão grande que tivemos que rejeitar muitos processos seletivos, priorizando os que tinham mais sinergia com nosso trabalho”.

Ainda mas, essa procura segue crescente também porque, atualmente, diversos condomínios brasileiros determinam em seu edital que sejam contratados exclusivamente Síndicos que tenham a Certificação 5 estrelas.

Um mar de possibilidades

Naturalmente, a Certificação Síndico 5 Estrelas já representava a maior diferenciação profissional do segmento. Agora, com a abertura da possibilidade de todos realizarem a prova de maneira online, essa diferenciação se tornou reconhecida em abrangência nacional.

Afinal, o desejo de todo condomínio é ter como líder um Síndico qualificado, com capacidade para tomar as melhores decisões.

De fato, alguém realmente diferenciado, membro de um seleto grupo de menos de 7% de pessoas que passaram pela prova elaborada por 32 profissionais considerados referências do segmento, com a credibilidade da líder nacional na formação de Síndicos Profissionais, reconhecida pela principal certificadora do país e realizada pelo sistema mais seguro do mundo de prova online.

Por isso, o Brasil abraçou a Certificação Síndico 5 Estrelas. Segurança e credibilidade que fazem toda a diferença.

Retrato do Ricardo Karpat, autor do artigo "Certificação Síndico 5 Estrelas"

Ricardo Karpat – Diretor da Gábor RH

Saiba mais: Combate à dengue em condomínios

Obras e reformas nos condomínios na pandemia. Fique por dentro.

E mais: O uso de drogas no condomínio é uma realidade em muitos locaisNessas ocasiões, o que o síndico deve fazer?

Importante: O crescimento da violência doméstica nos condomínios

Também: Como evitar a Covid-19 em condomínios

Confira também nossos vídeos no CondTV – Condomeeting